Seccionais: prerrogativas em alta e olho atento na vida pública

terça-feira, 06 de fevereiro de 2007 às 07:00

Brasília, 06/02/2007 - Os presidentes das 27 Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanharam a eleição e posse da nova direção do Conselho Federal da entidade, que tem à frente o advogado sergipano Cezar Britto. Ao serem questionados sobre o que esperam da nova gestão, os dirigentes da OAB nos Estados defenderam a luta intransigente pela garantia das prerrogativas profissionais dos advogados e a manutenção das funções institucionais da entidade, principalmente com relação à defesa do pensamento da sociedade e da garantia do Estado Democrático de Direito.

“Esperamos que nessa gestão haja a luta intransigente em defesa das prerrogativas. Aí está o marco de toda administração porque a advocacia brasileira precisa, realmente, deste apoio de todos os Conselhos, não só do Conselho Federal, mas também dos Conselhos Seccionais”, afirmou Washington Caldas, presidente da Seccional da OAB no Amapá, defendendo o amplo e irrestrito apoio à garantia das prerrogativas da advocacia.

Lembrando a veia de advogado militante na área trabalhista de Cezar Britto, a presidente da OAB do Pará, Ângela Serra Sales, aposta no profundo conhecimento da estrutura da Ordem e das necessidades dos advogados para que haja uma boa gestão por parte da nova diretoria. No entanto, ela ressaltou o olhar atento que a OAB deve ter de forma permanente para os acontecimentos do país, relacionados principalmente com a política, que afetam diretamente a sociedade brasileira. “Sem dúvida que o fortalecimento da advocacia, a defesa das prerrogativas dos advogados e o combate a todo e qualquer desvio que venha a ser cometido por membros do poder público, ao se afastar dos valores republicanos, serão, certamente, objetos de atuação com firmeza de nosso presidente”.

Também o presidente da OAB de Alagoas, Omar Coelho de Mello, concorda que não é mais possível a nenhuma entidade representativa da sociedade ficar alheia aos acontecimentos da vida pública brasileira. “Não é permitido mais que a OAB e que nenhuma outra entidade admita que a classe política brasileira leve o Estado a uma situação de dificuldade e de desmoralização”, afirmou Omar Coelho. “Daí porque esse papel desempenhado pela Ordem durante os anos de sua existência, de luta pela cidadania e em prol da democracia, deve persistir”.

O presidente da OAB mato-grossense, Francisco Faiad, ressaltou o contato cada vez mais forte e permanente que a nova diretoria do Conselho Federal da OAB deve ter junto às Subseções e Seccionais da OAB nos Estados. “Tomando sempre o cuidado de saber qual é o pensamento da advocacia nos quatro cantos deste país”. O presidente da OAB de Tocantins, Ercílio Bezerra, engrossou o coro nesse sentido: “ Quero crer que Cezar Britto vai manter essa linha, estando perto do advogado brasileiro. E a forma de estar mais perto do advogado brasileiro é ir visitá-lo nas suas bases. Tenho a plena convicção de que Cezar Britto vai continuar mantendo essa linha de interiorização da OAB”.

A seguir, a íntegra das declarações dos presidentes das 27 Seccionais Sobre a expectativa quanto à nova gestão:

OAB Acre (Florindo Silvestre Poersch)

Esperamos que o Cezar Britto construa a nossa sede, pois somos a única Seccional da OAB no país sem teto, sem terra, sem casa. Somos a única Seccional do país que não tem sede própria. Conheço Cezar pessoalmente, estive com ele em dezembro e conversamos muito. Eu depositei o nosso voto, do Acre, no doutor Cezar. Aliás, o bloco do Norte depositou a confiança e o voto nele. Esperamos que ele faça uma gestão dando continuidade ao trabalho realizado pelo doutor Roberto Busato.

OAB Alagoas (Omar Coelho de Mello)

Esperamos que a gestão de Cezar Britto dê continuidade à gestão de Busato, que foi repleta de êxito. Que tenha o cunho de colocar a Ordem ainda mais no dia-a-dia da sociedade brasileira. É fundamental que a Ordem esteja presente em todos os acontecimentos da vida social brasileira, em razão das dificuldades que todos enfrentamos. A Ordem deve continuar com uma presença marcante em defesa da advocacia, por causa da difícil situação que nos encontramos, mas também deve estar muito presente e forte para investir em fiscalização e colaborar com o desenvolvimento do Brasil. Não é permitido mais que a OAB e que nenhuma outra entidade admita que a classe política brasileira leve o Estado a uma situação de dificuldade e de desmoralização. Daí porque esse papel desempenhado pela Ordem durante os anos de sua existência, de luta pela cidadania e em prol da democracia, deve persistir.

OAB Amapá (Washington Caldas)

Esperamos que nessa gestão haja a luta intransigente em defesa das prerrogativas dos advogados. Aí está o marco de toda administração porque a advocacia brasileira precisa, realmente, deste apoio de todos os Conselhos, não só do Conselho Federal, mas também dos Conselhos Seccionais. Esperamos, também, que o presidente Cezar Britto olhe com carinho para as Seccionais, principalmente as mais carentes, que precisam realmente de apoio do Conselho Federal. A diretoria do Conselho Federal tem que olhar as Seccionais da OAB como um todo. Não pode haver aquele olhar isolado apenas para uma ou duas. É importante que a advocacia brasileira tenha segurança, que qualquer advogado, ao sair de seu ambiente de trabalho e se dirigir a outra Seccional da OAB, tenha certeza de que os serviços que encontra em sua Seccional são os mesmos que irá encontrar na Seccional mais longínqua. A Presidência da OAB tem demonstrado essa sensibilidade, com um investimento maior na recuperação da nossa sede social, na própria Seccional da OAB, que realmente necessita de um carinho maior.

OAB Amazonas (Aristófanes Bezerra de Castro)

Espero que em sua administração, o presidente Cezar Britto consiga executar todos os seus planos, principalmente quanto à necessidade de buscar uma rapidez maior por parte do Judiciário. Espero que ele consiga fazer com que a Justiça seja mais rápida. A OAB sempre mantém um padrão de comportamento. A Ordem atua nas horas políticas, em que defende os interesses da sociedade, e atua também na linha mais corporativa. Esperamos é que a Ordem, agora, se volte mais para a parte corporativa, em defesa dos interesses da população junto ao Poder Judiciário. Isso porque existe o que nós chamamos de “rotinas” no Poder Judiciário, rotinas essas que precisam ser modificadas, sob pena de se manter eternamente a lentidão do Poder Judiciário. São dificuldades que precisamos superar para que os processos sejam concluídos com maior rapidez ou, pelo menos, que os despachos judiciários sejam mais rápidos. Queremos conseguir um relacionamento melhor com o Poder Judiciário, para que este entenda que nós, quando nós criticamos uma rotina, não estamos nos colocando contra o Judiciário, mas defendendo os interesses da população, que paga por uma Justiça cara e que não se faz presente uma vez que não se consegue superar esses obstáculos, que são fáceis de serem removidos.

OAB Bahia (Saul Quadros)

Espero que Cezar Britto lute cada vez mais pelas prerrogativas do advogado, sabendo enfrentar os problemas que dificultam, inclusive, o exercício da profissão. Isso sem perder a perspectiva da missão institucional da Ordem, que é a de defender os princípios democráticos, os direitos humanos, a cidadania. Acho que Cezar Britto está muito preparado para isso porque é uma pessoa que tem, durante toda a sua vida, exercitado exatamente essas coisas. Como advogado trabalhista de renome em Sergipe, Cezar viveu momentos difíceis, inclusive no período da ditadura. Ele sabe que a Ordem, como representante da sociedade civil das mais prestigiadas do país, não pode abrir mão de suas duas missões: a missão institucional e aquela que é mais voltada para a corporação, para os advogados especificamente. Espero que ele tenha muito êxito nisso. É nisso que, principalmente, as Seccionais do Nordeste estão apostando.

OAB Ceará (Hélio Leitão)

Nós, advogados cearenses, estamos muito esperançosos de que o advogado Cezar Britto conseguirá fazer uma grande gestão, manter o mesmo nível de aproximação com as Seccionais que o presidente Roberto Busato teve. Que ele continue mantendo a independência institucional da nossa Ordem dos Advogados do Brasil. A advocacia cearense deposita, sim, muita esperança nesses próximos três anos, em que Cezar Britto estará à frente dos destinos da advocacia brasileira e da Ordem dos Advogados do Brasil.

OAB Distrito Federal (Estefânia Viveiros)

O novo presidente Cezar Britto representa uma geração de advogados com formação consolidada em momentos de grandes transformações - políticas e sociais - de nosso País. Com a vantagem de ser alguém preocupado em entender e traduzir o seu tempo e reduzir a distância que, muitas vezes, separa intenção e gesto. No campo institucional, confiamos na sua sensibilidade para que a Ordem continue a contribuir na construção de uma sociedade justa, bem como na sua firmeza para cobrar uma postura mais ética dos governantes, dos políticos, dos empresários, e, porque não, dos advogados. Todos temos responsabilidades nessa jornada. No campo corporativo, Cezar Britto traz consigo a experiência de ter sido presidente de Seccional e, desse modo, conhecer a realidade da instituição e as dificuldades das advogadas e advogados na luta pelo seu sustento. A maior delas, sem dúvida, é o desrespeito às prerrogativas profissionais, devendo ser destacadas também as inúmeras tentativas de se reduzir o papel da advocacia na cena jurídica por meio de alterações legislativas - tudo isso a exigir atenção redobrada de nossa instituição maior. Ao dar seu apoio a Cezar Britto, a OAB do Distrito Federal sempre soube que poderá contar com um batônier atento aos anseios da classe e disposto a manter, com as Seccionais, uma relação de cooperação, aberta e franca.

OAB Espírito Santo (Antônio Augusto Genelhu)

Cezar Britto é um advogado militante e só por ostentar essa condição, o que esperamos dele, além de preservar as atribuições institucionais da Ordem, é justamente uma forte luta pela manutenção das prerrogativas profissionais dos advogados. Então, temos certeza que Cezar Britto, pelo que ele demonstra, pelo que ele é e pelo que tem feito no exercício de sua profissão, jamais permitirá que as nossas prerrogativas profissionais sejam de alguma forma comprometidas ou minguadas. Essa é a expectativa dos advogados capixabas em relação a nosso colega que agora assume a Presidência do Conselho Federal da OAB.

OAB Goiás (Miguel Cançado)

Estou muito otimista com relação à posse de Cezar Britto, porque ele é um homem que conhece bem a Ordem e tem entusiasmo por ela. Acredito que esta vai ser uma gestão profícua, uma gestão produtiva. Creio que ele, que foi presidente de Seccional (de Sergipe) conhece a realidade das Seccionais e deve se aproximar ainda mais dos Estados, desenvolvendo campanhas pela defesa da categoria, pela defesa dos direitos de prerrogativas dos profissionais da advocacia e desenvolvendo um papel político junto às Seccionais. Acho que o advogado Cezar Britto tem um perfil bom para isso.

OAB Maranhão (José Caldas Gois)

Espero que Cezar Britto faça uma boa administração. Acho que ele tem tudo para isso. Já demonstrou, como secretário-geral da OAB, que é comprometido com os interesses da classe, com os interesses da sociedade. Tenho certeza de que ele está se esforçando, que irá se esforçar para isso. Acho que a gestão de Cezar Britto será uma continuação da administração do Busato. Acho que são duas pessoas comprometidas com a advocacia e com os interesses da cidadania.

OAB Mato Grosso (Francisco Faiad)

Espero que Cezar Britto tenha muito sucesso à frente da Ordem e que ele saiba conduzir a OAB com a mesma firmeza, com a mesma veemência, com que Roberto Busato a dirigiu, externando para a sociedade brasileira todo o pensamento da advocacia. Que Cezar Britto mantenha um contato permanente com as Subseções e com as Seccionais, com os conselheiros federais, tomando sempre o cuidado de saber qual é o pensamento da advocacia nos quatro cantos deste país. Tenho certeza que o Cezar Britto, com a sua experiência de ex-presidente do Conselho Seccional (de Sergipe) e de conselheiro federal por quatro mandatos, saberá conduzir com bastante brilhantismo o nosso Conselho Federal.

OAB Mato Grosso do Sul (Fábio Trad)

A advocacia de Mato Grosso do Sul deseja os melhores votos de sucesso e êxito na gestão do advogado Cezar Britto. Esperamos que ele consiga preservar as conquistas institucionais e corporativas do presidente Roberto Busato e aprofunde novas perspectivas, para que a advocacia brasileira continue no patamar de destaque no País. A advocacia do Mato Grosso do Sul entende que neste momento muito delicado da vida institucional brasileira, a OAB deve continuar sendo a líder da agenda institucional brasileira.

OAB Minas Gerais (Raimundo Cândido Júnior)

A OAB de Minas espera da nova gestão do Presidente Cezar Britto o cumprimento do artigo 44 do Estatuto, ou seja, a defesa firme e intransigente da advocacia e a defesa da cidadania. No que toca à defesa da cidadania, nosso grande objetivo é que se lute por uma reforma política em que o poder seja efetivamente do povo exercido e não por conta do povo, não por conta dos maus políticos. Por exemplo, uma idéia é a extinção do Senado, o fim da remuneração para parlamentares e a revisão desta matéria. No que toca à defesa da advocacia, entendemos que esta defesa tem que ser feita com muita ênfase, primeiro no que toca ao trabalho contra a criação indiscriminada dos cursos de direito, que tem criado um sério problema no mercado para o futuro profissional do Direito. Segundo, uma luta muito forte, no Congresso Nacional, com relação à edição de leis. Isso porque lá no Congresso, os magistrados, que são 15 mil, têm conseguido aprovar leis que nós, advogados, que somos 550 mil, não temos conseguido aprovar. Uma dessas leis é a necessidade de eleições diretas na OAB Federal, para que a OAB deixe de ser “casa ferreiro com espeto de pau” e, também, a permissão à candidatura dos advogados com até cinco anos de inscrição, com a eliminação dessa odiosa cláusula de barreira, já que, em pouco tempo, a maioria da advocacia será de jovens e a maioria não vai poder mandar nos seus destinos. Também defendemos a luta com relação a uma lei que permita férias para os advogados. Se Deus fez o mundo em seis dias, Ele, Deus, precisou descansar no sétimo. E nós, advogados, que não somos deuses, nem temos a pretensão de sê-lo, não podemos ficar sem nenhum período de descanso. Uma uniformização dos períodos de férias, Justiça Federal, do Trabalho e Estadual é fundamental e, nesse sentido, a OAB de Minas espera o trabalho do presidente Raimundo Cezar Britto.

OAB do Pará (Ângela Serra Sales)

A expectativa dos advogados do Pará são as melhores em relação à gestão do advogado Cezar Britto, tanto por sua experiência como advogado militante quanto pelo seu profundo conhecimento da estrutura da Ordem e das necessidades dos advogados do Brasil. Sem dúvida que o fortalecimento da advocacia, a defesa das prerrogativas dos advogados e o combate a todo e qualquer desvio que venha a ser cometido por membros do poder público, ao se afastar dos valores republicanos, serão, certamente, objetos de atuação com firmeza de nosso presidente. Teremos, ainda, como diretor-tesoureiro dessa gestão da diretoria do Conselho Federal um eminente advogado do Pará, Ophir Cavalcante Junior, o que confirma a visão e o reconhecimento de Cezar Britto ao valor da advocacia paraense e ao trabalho bem desempenhado pelos profissionais de nosso Estado.

OAB Paraíba (José Mário Porto)

Espero que Cezar Britto, juntamente com seus pares da nova diretoria, possa desenvolver um trabalho profícuo, dando continuidade à obra bem-sucedida de Roberto Busato, aproximando-se ainda mais da sociedade. A OAB tem um papel muito importante em relação à sociedade e precisa se aproximar dela mais ainda. Defendemos um trabalho mais direcionado com o Congresso Nacional para que possamos colher frutos em favor do povo brasileiro. Isso, é claro, sem esquecer a parte corporativa e podermos, também, trabalhar junto às Seccionais brasileiras, que tanto se inspiram na administração do Conselho Federal.

OAB Paraná (Alberto de Paula Machado)

O advogado Cezar Britto traz para a OAB a sua marca pessoal, as suas características pessoais, que acabam se integrando ao próprio Conselho Federal da entidade. Conhecendo como conheço o Cezar Britto, a expectativa que temos é de que ele, com a absoluta sintonia que tem com as questões sociais que afligem o nosso País, realize um trabalho importante sobre os grandes temas em relação aos quais a OAB, a todo momento, é convocada a trabalhar. Da mesma forma, ele deve fazer um trabalho voltado aos interesses da advocacia brasileira. Ele atuará nessa conjugação das questões sociais que envolvem toda a sociedade, com as questões que afligem mais particularmente os advogados. Cezar Britto é advogado militante, conhece a realidade da advocacia brasileira e é exatamente por isso que temos uma grande expectativa de que a OAB continue lutando em favor não só dos interesses da sociedade, como também, em particular, da advocacia brasileira.

OAB Pernambuco (Jayme Asfora)

A expectativa da OAB de Pernambuco quanto ao mandato de Cezar Britto é a melhor possível. Isso tanto em relação às prerrogativas profissionais dos advogados, já que temos certeza de que a gestão será combativa para que elas não sejam, como são hoje, desrespeitadas com tanta facilidade, como também quanto ao fortalecimento do papel institucional da OAB, que se faz cada vez mais importante. A OAB deve discutir a violência no País, deve discutir o sistema penitenciário no Brasil, deve discutir a reforma política, e para isso já temos projeto. Enfim, entendemos que a entidade deve partir à frente dessas grandes questões, sobretudo quanto às reformas constitucionais. Então, nossa expectativa é muito positiva e nós de Pernambuco estamos aptos e dispostos a contribuir efetivamente em tudo o que for necessário para que essa gestão seja ainda melhor.

OAB Piauí (José Norberto Lopes Campelo)

A Seccional do Piauí espera muito da gestão de Cezar Britto. Já tivemos vários contatos com ele e, nessas oportunidades, ele demonstrou elevado espírito público, compromissos muitos com a advocacia brasileira. Nós acreditamos que será uma gestão construtiva para o país como um todo. Cezar Britto tem as melhores propostas e excelentes projetos para colocar em prática. Então, realmente, a expectativa é a melhor possível. Nós acreditamos que haverá uma evolução muito grande nos trabalhos do Conselho Federal, inclusive irradiando para todas as Seccionais da OAB no país.

OAB Rio de Janeiro (Wadih Nemer Damous)

Pelo perfil de Cezar Britto, por quem, aliás, tenho relações de amizade, entendo que ele terá uma atuação mais presente na interação com a sociedade. Além de grande advogado, Cezar Britto é um homem progressista, um homem preocupado com as questões sociais. Acho que sob a Presidência de Cezar Britto, a OAB vai ser bem mais do que, simplesmente, a entidade que vive de pronunciamentos de seu presidente na mídia, no Jornal Nacional. Tenho certeza, e já vi o projeto de atuação de Cezar Britto durante a sua campanha, que a presença do Conselho Federal no dia-a-dia dos advogados de todo o Brasil vai se fazer mais intensa. Acho que, até então, a OAB era uma entidade não só distante geograficamente, mas distante funcionalmente do cotidiano da advocacia. Estou muito esperançoso em relação a diversos projetos de Cezar Britto, principalmente em relação à informática, em relação à garantia das prerrogativas profissionais dos advogados. Enfim, nossas expectativas em relação ao mandato de Cezar Britto são as melhores possíveis.

OAB Rio Grande do Norte (Paulo Eduardo Teixeira)

Em princípio, espero que esta nova gestão tenha como prioridade a defesa das prerrogativas profissionais dos advogados e que se possa, também, fazer com que haja uma maior aproximação entre as Caixas de Assistências dos Advogados nos Estados e as Seccionais. Na função de secretário-geral da diretoria de Roberto Busato, Cezar Britto desempenhou, com bastante empenho, a atribuição de acompanhar de perto as dificuldades enfrentadas por cada Seccional, pois ele visitou os Estados e pode ver de perto a nossa luta. Seguindo as linhas mestras traçadas pela gestão atual, creio que não vai haver dificuldade em dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Roberto Busato.

OAB Rio Grande do Sul (Cláudio Lamachia)

Tenho certeza de que Cezar Britto terá uma gestão profícua e vai trabalhar na intensificação da integração de todas as Seccionais brasileiras com o Conselho Federal. Fundamentalmente, tenho certeza de que estaremos, todos, tanto as Seccionais quanto o Conselho Federal, participando dos temas absolutamente indispensáveis à sociedade brasileira, cumprindo o papel institucional da OAB. Entendo que a Ordem, hoje, deva se aproximar cada vez mais da sociedade civil e interagir naqueles temas que digam respeito à sociedade civil. Dessa forma, estaremos todos, de uma forma muito especial, ganhando com isso.

OAB Rondônia (Hélio Vieira da Costa)

Cezar Britto é um companheiro. Nós somos ligados no mesmo exercício da advocacia, pois ambos somos advogado trabalhista, e tenho certeza de que ele buscará realizar uma excelente administração, principalmente no tocante à defesa das prerrogativas e em função das bandeiras sociais. Acredito que ele fará um brilhante trabalho no aspecto da defesa das prerrogativas dos advogados e, também, com participação imensa nos movimentos sociais. Acredito que Cezar Britto tem a postura de ouvir bastante e é dono de uma habilidade imensa. Com certeza os movimentos sociais vão estar bem próximos, tendo em vista a unidade da advocacia, juntamente com os movimentos sociais. Acredito que ele fará um excelente trabalho.

OAB Roraima (Antônio Oneildo)

Temos uma expectativa muito grande quanto à gestão do presidente Cezar Britto, principalmente pelo fato dele ser originário da região Norte-Nordeste. Não que os outros presidentes não tenham tido um compromisso ou uma sensibilidade com esta Região. Tiveram. Mas consideramos bastante emblemática a ascensão de um colega do Norte-Nordeste à Presidência do Conselho Federal da OAB. Com certeza isso nos cria uma grande expectativa, pois se cria uma referência maior para a advocacia desses locais mais distantes, da advocacia onde se tem uma estrutura menor de apoio, um local onde a presença da Ordem se faz de forma, digamos assim, mais distante, uma vez que há locais em que a OAB não conseguiu, ainda, estruturar. Há locais na Região Norte de difícil acesso, em que se leva dias de barco para o advogado se movimentar. Há varas, em comarcas do interior, em que não há telefone, em que não existe uma representação da OAB, não há Internet, não há imprensa e o advogado, lá, tem que se valer apenas dos seus conhecimentos e de sua coragem para se impor e exercer a sua profissão. Então, os advogados e advogadas desses locais distantes, desses rincões do país, têm uma grande expectativa quanto a essa gestão, de um colega originário não de um rincão desses, mas de uma região que tem a vivência, que tem a experiência e o conhecimento, de forma mais comunitária, desses problemas que enfrentamos. vemos também com grande expectativa, a exemplo do que vinha acontecendo com a gestão de Roberto Busato, o compromisso, a determinação e a sensibilidade política com que são tratados os desafios que o país enfrenta, seja no quadro político, seja no institucional. Com certeza vamos ter uma grande gestão, uma atuação firme e forte, como sempre desejamos e defendemos.

OAB Santa Catarina (Paulo Roberto de Borba)

Espero da gestão de Cezar Britto a correção que ele sempre mostrou enquanto esteve à frente das situações da OAB como secretário-geral. É um homem correto, um homem justo que, certamente, levará ao Conselho Federal da OAB uma face social, como está demonstrando em seus recentes pronunciamentos. Uma face que vai, certamente, em busca do que os advogados brasileiros querem, que é ser bem atendido em todos os locais onde vão prestar seus serviços. Isso é muito importante porque, hoje, estamos num processo de transformação muito grande no nosso Brasil e precisamos de pessoas do quilate de Roberto Busato, e de Cezar Britto para tocarmos nossa instituição da forma como ela deve ser encarada no cenário nacional. Acredito que Cezar Britto vá fazer uma grande gestão. Para isso, ele terá todo o nosso apoio, aqui da Seccional catarinense, e dos advogados catarinenses como um todo.

OAB São Paulo (Luiz Flávio Borges D´Urso)

Quero prestar minhas homenagens e parabenizar o presidente Cezar Britto, em quem deposito as esperanças de um trabalho sério e consistente em prol da valorização da advocacia, a exemplo do realizado por seu antecessor, Roberto Busato. Posso fazer essa afirmativa diante de uma recente manifestação do digníssimo presidente, no sentido de apoiar a criminalização da violação às prerrogativas dos advogados, que vem ao encontro de projeto que propusemos em nossa gestão anterior e que já tramita no Congresso Nacional. Quando uma autoridade viola as leis, desrespeitando as prerrogativas dos advogados; viola fundamentalmente a cidadania, subvertendo o Estado Democrático de Direito. Nessa luta, a participação do presidente do Conselho Federal, além de necessária, é fundamental e nos faz reforçar as esperanças de uma vitória no plenário do Legislativo. Peço a Deus que ilumine os caminhos de nosso novo presidente do Conselho Federal, Cezar Britto, e de sua diretoria, na qual temos um representante de São Paulo, o ilustre advogado Alberto Zacharias Toron, que, certamente, continuará levando seu trabalho e o apoio da Seccional paulista à gestão de Cezar Britto”

OAB Sergipe (Henri Clay)

Cezar Britto é um advogado militante que tem uma longa história na Ordem dos Advogados do Brasil, a começar pela Seccional de Sergipe. Foi conselheiro seccional, foi presidente da OAB de Sergipe e conselheiro federal por quatro mandatos, além de secretário-geral da OAB na gestão de Roberto Busato. Agora, ele chega à Presidência nacional da OAB. Durante toda essa história, atuou e cresceu baseado nos princípios da ética, no compromisso com a advocacia e com os interesses e princípios institucionais da Ordem, com muito trabalho e competência. Portanto, são atributos e alicerces sólidos, fortes, que, sem sombra de dúvida, o credenciam e nos dão a certeza de que ele fará uma gestão voltada para os interesses dos advogados e para o interesse da Nação brasileira, da sociedade civil, representando uma instituição da maior credibilidade da sociedade, que é a OAB. A sensibilidade social de Cezar Britto nos leva a crer que a OAB continuará tendo uma forte inserção social e ampla participação nos movimentos político-sociais relevantes deste País.

OAB Tocantins (Ercílio Bezerra)

O presidente Cezar Britto é um advogado formado nas bases da advocacia. Como costumamos dizer, ele tem “a barriga encostada no balcão do fórum”. Essa formação de Cezar, somada à sua visão humanista do mundo e extremamente progressista, faz com que esperemos que ele dê continuidade a essa caminhada de progresso que a Ordem vem fazendo nesses últimos três anos. Penso que Cezar Britto é o homem ideal para o local ideal. O acompanhamento bem de perto dos problemas enfrentados pelas Seccionais da OAB nos Estados, inclusive com visitas a várias delas, é, sem dúvida, uma maneira de gerir. A gestão do presidente Roberto Busato, sem dúvida nenhuma, adorou essa maneira de gestão e manteve-se voltada para o interior do Brasil. Quero crer que Cezar Britto vai manter essa linha, estando perto do advogado brasileiro. E a forma de estar mais perto do advogado brasileiro é ir visitá-lo nas suas bases. Tenho a plena convicção de que Cezar Britto vai continuar mantendo essa linha de interiorização da OAB.