Direitos humanos: destaque hoje no 50º Congresso da UIA

sexta-feira, 03 de novembro de 2006 às 07:04

Salvador (BA), 03/11/2006 – A programação científica do 50º Congresso da União Internacional dos Advogados (UIA) encerra-se hoje (03), com a realização de vários painéis e debates ao longo de todo o dia no Hotel Pestana, em Salvador. O tema principal a ser abordado será: “Princípios Fundamentais dos Direitos Humanos e a Prática Profissional: o que todo advogado deveria saber”. Entre os palestrantes do painel principal estarão o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-juiz da Corte Internacional de Justiça de Haia, Francisco Rezek, a presidente da Associação de Advogados do Estados Unidos (American Bar Association), Karen Mathis, e a assistente para Direitos Humanos e Defesa de Bruxelas, Julie Goffin.

Serão realizados, ainda, nove painéis com sub-temas em vários auditórios do hotel. São eles: Direito Internacional Privado e Direito Desportivo, Investimentos Estrangeiros, Direito da Concorrência, Venda Internacional de Mercadorias, Planejamento Internacional Patrimonial, Direito dos Contratos, Direito dos Transportes, Aposentadoria e Previdência e, por fim, o painel sobre Organização de Escritórios de Advocacia.

O painel sobre “Organização de Escritórios de Advocacia” interessará principalmente aos advogados em início de carreira. Eles conhecerão novas estratégias comerciais para atrair clientes e receberão informações sobre faturamento e remuneração dos associados em função do número de casos conduzidos.

O 50º Congresso da UIA teve início na noite da última terça-feira e encerra-se amanhã (04) na capital baiana. Participam do evento mais de 1,3 mil profissionais da advocacia e presidentes de Colégios e Associações de Advogados de mais de 70 países. Dos 1,3 mil inscritos para o Congresso, que conta com o apoio institucional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mais de 800 são estrangeiros.

Conduzem os trabalhos na capital baiana o presidente da UIA, o norte-americano Delos Lutton, o presidente eleito da entidade internacional – que tomará posse às 18h de hoje –, o advogado brasileiro Paulo Lins e Silva, e o presidente do 50º Congresso da entidade internacional, o membro honorário vitalício e ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Reginaldo Oscar de Castro.