Thomaz Bastos representará Lula no 50º Congresso da UIA
Brasília, 25/10/2006 – O ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos irá representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no 50º Congresso da União Internacional dos Advogados, que terá início às 18h da na próxima terça-feira (31), em Salvador (BA). O convite para participar do evento foi entregue em abril deste ano a Lula pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – apoiadora do evento –, Roberto Busato, que também participará do Congresso. A cerimônia de abertura do evento será às 18h da terça-feira no Teatro Castro Alves.
O 50º Congresso da UIA, que reunirá as experiências de profissionais do Direito de mais de 70 países, tem, até o momento, mais de mil participantes inscritos, sendo mais de 800 estrangeiros. Durante o congresso, que acontece até o próximo dia 4, tomará posse na Presidência da UIA o advogado brasileiro Paulo Lins e Silva. Ele foi eleito presidente da entidade que tem sede em Paris no ano de 2002, com 85% dos votos.
UIA
A UIA foi fundada em 1924, em Paris, por um grupo de advogados europeus convencidos da necessidade de os profissionais da advocacia estabelecerem contatos internacionais. É uma associação aberta a todos os advogados do mundo e reúne mais de 200 Ordens, colégios, federações e associações de advogados (representando quase dois milhões de advogados), bem como vários milhares de membros individuais de mais de 110 países. Tem voz na Organização das Nações Unidas (ONU) em temas relativos a direitos humanos, direitos políticos e aqueles que dependam de orientação jurídica. Os congressos da UIA são realizados anualmente e já se consolidaram como os maiores da advocacia no mundo.