Busato: ausência em debate faz de Lula um alienado à população

sexta-feira, 29 de setembro de 2006 às 12:44

Santarém (PA), 29/09/2006 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, afirmou hoje (29) que, ao não participar do último debate entre candidatos à Presidência da República nessa quinta-feira, o presidente Lula ficou, uma vez mais, alienado à população brasileira. “Ele, que é um alienado com relação aos fatos que cercam o seu partido, o seu governo e o Palácio do Planalto, já que ele não sabe de nada do que ocorre por aí, também se alienou com relação à população ao faltar a este debate, que é uma tradição do calendário político brasileiro”. A afirmação foi feita pelo presidente nacional da OAB ao conceder entrevista coletiva em Santarém (PA), onde esteve para lançar a pedra fundamental de ampliação da sede da OAB no município.

Ainda na opinião de Busato, ao não comparecer ao debate promovido pela Rede Globo, o presidente Luís Inácio Lula da Silva acabou prejudicando a sociedade brasileira. “O povo perdeu a oportunidade de ter absoluta certeza quanto ao que pensa o presidente da República sobre temas tão cadentes quanto esse que foram colocados na cena política nos últimos dias”. Participaram do debate os seguintes candidatos à Presidência: Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Heloísa Helena (PSOL-AL) e Cristovam Buarque (PDT-DF).

O presidente da OAB lembrou que toda a fonte de corrupção relacionada ao Partidos dos Trabalhadores e ao governo federal foi movida por partidários do presidente Lula. Num primeiro momento por membros de seu governo de alto coturno, como o ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu. “E depois até por pessoas sem coturno, como esses últimos que denunciados pela compra do dossiê – contra o candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, José Serra“. Para Busato, a presença de Lula no debate seria a oportunidade perfeita para que ele desse seu posicionamento cabal à população brasileira. “Sua ausência acabou criando um clima de desconfiança quanto a seu conhecimento ou não dos fatos que foram trazidos à tona nos últimos dias”.

Busato ressaltou, ainda, o fato de não ter ocorrido qualquer tipo de grosseria ou baixaria, que pudesse justificar a ausência do presidente Lula ao debate. ”Em relação aos demais candidatos, me pareceu que todos procuraram tirar de si o melhor possível, apresentando à população os seus planos, suas idéias“, finalizou Busato.