Busato participa amanhã de Dia contra a Corrupção em Goiânia
Brasília, 15/09/2006 - O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, estará amanhã (16) pela manhã em Goiânia, onde participa do Dia de Mobilização contra a Corrupção Eleitoral. Neste dia, estudantes de 129 escolas estaduais (uma de cada zona eleitoral do Estado) irão debater a importância do voto consciente e assistir a palestras ministradas por juízes e promotores eleitorais. Busato irá percorrer algumas escolas estaduais, onde as palestras estarão sendo realizadas durante toda a manhã.
Ele estará acompanhado do presidente da Seccional da OAB de Goiás, Miguel Ângelo Cançado, do coordenador da Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral em Goiás, Murillo Macedo Lobo, e da secretária estadual de Educação, Milca Severino.
Os debates serão realizados nas próprias escolas, tendo como subsídio a cartilha “A nave da cidadania”, distribuída pela Justiça Eleitoral de Goiás. As palestras dos magistrados e promotores serão dirigidas aos estudantes, mas toda a comunidade foi convidada a participar. A mobilização integra a programação do Movimento Goiano de Combate à Corrupção Eleitoral, capitaneado pela OAB-GO, Universidade Católica de Brasília (UCG) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em todos os Estados, o movimento segue autônomo e de acordo com as peculiaridades da região.
Para Miguel Cançado, a presença de Busato na capital goiana engrandecerá o dia de mobilização e dá o tom da importância que o Conselho Federal da OAB tem dado à Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral. “Aqui em Goiás temos realizado um trabalho de conscientização muito forte. Ontem mesmo estive com o procurador regional eleitoral e entreguei a ele mais de 200 denúncias de irregularidades em campanhas que recebemos no nosso disque-denúncia”, relatou o presidente da OAB-GO. “Devido a essa ampla movimentação, nossa campanha em Goiás está sendo muito valorizada pela sociedade e pelo próprio Judiciário Eleitoral”, acrescentou.
A campanha acontece a cada quatro anos, sempre em ano de eleições presidenciais. Este ano, a campanha foi lançada em abril último pelo Conselho Federal da OAB, CNBB e outras 18 entidades parceiras, que montaram estruturas para receber denúncias de irregularidades e de compra de votos para as eleições de outubro próximo.
Em Goiás, a campanha também foi lançada em abril. Desde então, a OAB-GO, a UCG, CNBB e 14 outras entidades vêm comandando ações para alertar a população sobre a importância do voto consciente. No Estado o cidadão pode denunciar qualquer tipo de desrespeito à legislação eleitoral até o dia 29 de outubro, quando ocorre o segundo turno das eleições nas esferas estadual e nacional. Basta ligar para o número 0800-646-8866 ou enviar e-mail para oabdenuncia@oabgo.org.br.