ESA/SP recebe credenciamento do Conselho de Educação
Brasília, 01/08/2002 - A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB de São Paulo teve aprovado pelo Conselho Estadual de Educação seu credenciamento para realização de Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento. “Isto significa que a ESA passa a ser Instituto de Ensino Superior e os seus alunos terão habilitação para o magistério superior, com diploma válido em todo o território nacional”, explica Maria Clara Gozzoli, vice-diretora da Escola.
A ESA foi criada em 1998 para oferecer formação continuada e cursos de especialização aos profissionais do Direito e conta atualmente com cerca de 3 mil alunos, distribuídos pela sua sede na Capital e 44 núcleos no Interior. “A proposta da OAB SP embutida na criação da ESA era contribuir para a melhoria da qualidade do ensino jurídico, que vem se deteriorando com a abertura indiscriminada de escolas, sem corpo docente qualificado , bibliotecas, laboratórios jurídicos e infra-estrutura adequados”, diz o diretor-tesoureiro da OAB SP, Vitorino Francisco Antunes Neto.
Para Maria Clara, o empenho da OAB/SP nos últimos quatro anos vem sendo recompensado porque o próprio Conselho Estadual de Educação reconhece que a Ordem vem prestando relevantes serviços no aperfeiçoamento dos profissionais do Direito. “A ESA pretende preparar professores com alto grau de qualificação, contribuindo para formar corpo discente de nível para suprir parte das deficiências das faculdades de Direito e oferecer alternativas de capacitação para o advogado que busca a especialização”, afirma Maria Clara.
A ESA vai oferecer pós-graduação lato sensu nas vertentes Direito Público e Direito Privado, segundo Ada Pellegrini Grinover, diretora da Escola, para quem não basta o professor conhecer o Direito, ele tem de estar didaticamente preparado para ministrar aulas. Ada enfatiza que o credenciamento da ESA é um passo significativo na contribuição da melhoria dos cursos de Direito.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da OAB/SP)