Cármen Lúcia encerrará Conferência de Direitos Humanos da OAB
Teresina (PI), 16/08/2006 – A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou presença na III Conferência Internacional de Direitos Humanos, que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza de hoje (16) até a próxima sexta-feira (18) em Teresina (PI). A ministra fará a palestra de encerramento da Conferência, abordando o tema “O Tratamento Constitucional das Crianças e Adolescentes como valores importantes da Nação Brasileira”, às 18h30 do dia 18. Conduzirá os trabalhos nessa ocasião o presidente da Seccional da OAB piauiense, Álvaro Motta.
Além da ministra Cármen Lúcia, já estão confirmados para o evento conferencistas como o professor e jurista Fábio Konder Comparato – que fará a palestra de abertura do evento, sob o tema “Dignidade do ser humano –; a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o economista Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES; o físico Bautista Vidal e o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dioclécio Campos Junior. A exposição de Carlos Lessa abre os debates de amanhã (17), às 8h30, com o tema “Desenvolvimento e erradicação da pobreza”.
A coordenação da conferência - uma parceira da Seccional da OAB do Piauí e a Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) do Conselho Federal da OAB - confirmou também, os nomes de vários juristas estrangeiros como conferencistas e painelistas do evento.
Durante os dois dias da III Conferência Internacional de Direitos Humanos, serão abordados temas fundamentais para a atualidade dos direitos humanos. Entre eles, liberdade e justiça, energia e soberania, reforma agrária, participação dos movimentos sociais, nova ordem mundial, educação e cultura, acesso à saúde, seguridade social, relações raciais, proteção dos recursos naturais, questões femininas, trabalho como direito fundamental, segurança pública e sistema prisional.