OAB do Amazonas e Igreja querem eleição limpa este ano
Manaus, AM, 10/08/2006 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amazonas e a Arquidiocese de Manaus lançaram uma campanha de combate à corrupção eleitoral no Estado. O trabalho tem como tema "Voto não tem preço, tem conseqüências!" A ação para tentar inibir a compra de votos e o uso da máquina pública será feito em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)e o Ministério Publico Estadual (MPE). Uma das estratégias da campanha é massificar uma cartilha com informações que apontam os crimes e como agir em cada caso. As cartilhas serão distribuídas principalmente em bairros da periferia da cidade, onde os abusos são constantes.
As instituições envolvidas na campanha assinaram um termo de compromisso para receber e apreciar denúncias com base na lei de iniciativa popular Nº 9.840/99, que estabelece rigor contra crimes eleitorais. De acordo com o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, a campanha tem por objetivo sensibilizar a população da importância do voto consciente.
Para ele, a pessoa que vende seu voto por uma sacola de rancho, por exemplo, está vendendo seu futuro. "Aquele rancho que a pessoa ganha, ela não faz idéia dos milhões que está perdendo. Quem compra o voto de um cidadão são pessoas que querem, a todo custo, enriquecer ilicitamente", disse o arcebispo. Segundo o padre Alcimar Araújo, que faz parte da campanha, os comitês trabalharão também na formação política das comunidades, com palestras e debates.
O juiz Rosselberto Himenes, coordenador da propaganda eleitoral deste pleito, disse que a iniciativa não deve se resumir a esta campanha. "Estamos buscando outras parcerias para formarmos um comitê estadual permanente de combate à corrupção eleitoral", destacou.