OAB-PI: conferência quer cidadão em ações de direitos humanos

sexta-feira, 04 de agosto de 2006 às 07:20

Brasília, 04/08/2006 - O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Piauí, Álvaro Mota, afirmou hoje (04) que a III Conferência Internacional de Direitos Humanos promovida pela entidade, que será realizada em Teresina (PI) de 16 a 18 deste mês, pretende ser um marco no sentido de fixar para a sociedade que o verdadeiro protagonista dos direitos humanos é o cidadão. Segundo ele, ao abordar em profundidade a situação do ser humano em suas relações com a educação, saúde, liberdade, violência contra a mulher e crianças, energia e meio ambiente, entre outros temas, “o evento servirá para desmistificar essa questão de que direitos humanos se resumem ao problema de presídios”.

A III Conferência Internacional de Direitos Humanos, uma promoção do Conselho Federal da OAB em parceria com a Seccional da Ordem do Piauí, será aberta no dia 16, às 19h30, pelo presidente nacional da entidade, Roberto Busato. Segundo Álvaro Mota, a expectativa é de que mais de duas mil pessoas participem dos três dias de debates da conferência, que já tem confirmada a presença de diversos juristas, cientistas sociais e estudiosos da questeão de renome no Brasil e no exterior. A conferência de abertura será do professor Fábio Konder Comparato, Medalha Ruy Barbosa do Conselho Federal da OAB e presidente da Comisão de Defesa da República e da Cidadania da entidade, que falará sobre “Dignidade do ser humano - liberdade e justiça”.

A conferência de encerramento no dia 18, em mesa presidida por Álvaro Mota, estará a cargo da ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha, que abordará ”O tratamento constitucional das crianças e adolescentes como valores importantes da Nação brasileira”. O presidente da OAB-PI disse que a expectativa é de que o evento reedite o sucesso da II Conferência Internacional de Direitos Humanos, realizada também em Teresina.Ela contou com mais de três mil participantes e seus resultadosos são observados até hoje.