CFOAB celebra o aniversário de 94 anos da seccional de Pernambuco

domingo, 08 de fevereiro de 2026 às 09:28

A OAB-PE completa 94 anos neste domingo (8/2). Ao longo de sua história, a entidade esteve ao lado dos mais de 45 mil profissionais que compõem seu quadro, defendendo a justiça e os direitos fundamentais da sociedade pernambucana.  

“O Conselho Federal da OAB celebra os 94 anos da OAB-PE, uma seccional que construiu uma trajetória sólida de compromisso com a advocacia e com a sociedade pernambucana. Ao longo de sua história, a OAB-PE tem se destacado pela defesa intransigente das prerrogativas profissionais, pelo fortalecimento da cidadania e pela permanente atuação em favor da democracia e do Estado de Direito”, afirmou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

Segundo a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, são quase dez décadas de história marcadas pela defesa intransigente do Estado Democrático de Direito, das prerrogativas da advocacia e do acesso à Justiça. Ela destacou a satisfação de presidir a instituição e ressaltou o significado de ser a primeira mulher a ocupar o cargo em mais de 90 anos de história. “Em cada subseção, em cada sala da advocacia, em cada atuação institucional, do cais ao sertão, a OAB-PE reafirma diariamente o seu compromisso com a cidadania. A nossa Ordem é construída por gerações de advogadas e advogados que acreditam na justiça como instrumento de transformação social. A advocacia e a sociedade pernambucana se vê representada em nossa Casa. Seguimos juntos, honrando a nossa história e construindo o futuro”, acrescentou Zanella.

História

A OAB-PE foi fundada em 1932, após uma reunião de seus idealizadores no Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP). A história ao longo destes mais de 90 anos está no Memorial da Advocacia Pernambucana Fernando Coelho, localizado na sede da OAB-PE, em Recife.

Atualmente, a seccional é composta por 29 subseções. Além disso, a estrutura da seccional conta também com 97 comissões de trabalho e sete subcomissões, além da Procuradoria de Defesa dos Honorários Advocatícios e de um Grupo de Trabalho – GT de Combate à Violência contra a Mulher. Também possui três coordenações, entre as quais a Coordenação dos Estudos para a Criação da Academia Pernambucana de Letras da Advocacia.