Advocacia e contabilidade renovam aliança pela segurança jurídica e do ambiente de negócios

segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026 às 09:00

A advocacia e a contabilidade reafirmaram, nesta segunda-feira (2/2), a aliança histórica das profissões em defesa da segurança jurídica e do fortalecimento do ambiente de negócios no país. O compromisso foi firmado na sessão do Conselho Pleno da OAB Nacional, que recebeu como convidado o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, afirmou que a cooperação entre as profissões é fator estratégico para a estabilidade institucional, a confiança pública e o fortalecimento do ambiente de negócios. Segundo ele, a parceria entre OAB e CFC tem impulsionado a construção de soluções para os desafios do país.

Simonetti disse que a OAB e o CFC atuam de forma integrada há duas décadas em defesa dos princípios democráticos, da legalidade e do fortalecimento das instituições. “Quando duas instituições do tamanho da OAB e do CFC se unem, é impossível mensurar o alcance e a repercussão que isso pode gerar para o Brasil diante de tantos desafios”, afirmou.

Bezerra, que tomou posse como presidente do CFC em janeiro, disse que manterá a proximidade com a OAB que caracterizou a gestão de seu antecessor, Aécio Dantas.

“A parceria que o presidente Aécio Dantas estabeleceu clareia cada vez mais a necessidade de permanecermos unidos, não só nas dificuldades, mas, sobretudo, nos desafios que o Brasil tem pela frente e que nós estamos devidamente inseridos”, disse o presidente do Conselho Federal de Contabilidade.

Agradecimento

Simonetti renovou o agradecimento da advocacia ao CFC pela solidariedade prestada no dia em que a sede da Ordem sofreu um incêndio, em 2024. As duas entidades são vizinhas, em Brasília.

“Quero registrar o agradecimento eterno da advocacia ao Conselho Federal de Contabilidade. A Ordem se viu amparada pelo CFC no dia do trágico incêndio que acometeu o nosso prédio”, disse Simonetti. “O CFC nos cedeu brigadistas, extintores, nos empenhou solidariedade, nos cedeu espaço físico. Inclusive, nossas sessões foram recebidas no Conselho até que pudéssemos nos acomodar na nova estrutura”, lembrou o presidente da Ordem.

Eleição, reforma tributária e ambiente econômico

Bezerra afirmou que há três temas que exigem atuação coordenada, técnica e responsável da advocacia e da contabilidade: as eleições de 2026, a reforma tributária e a segurança jurídica no ambiente de negócios.

No campo eleitoral, ele enfatizou o papel das duas profissões na preservação da legalidade, da transparência e da confiança da sociedade nas instituições. “A sociedade espera de nós uma resposta clara. A advocacia brasileira e a contabilidade brasileira precisam marchar de mãos dadas para reduzir os riscos de irregularidades e elevar a confiança pública”, afirmou Bezerra.

Ao abordar a reforma tributária, Bezerra alertou que o momento mais sensível começa agora, com a fase de implementação das mudanças aprovadas. Segundo ele, advogados e contadores terão papel central na orientação da sociedade e do setor produtivo, garantindo uniformidade de procedimentos, segurança jurídica e previsibilidade normativa.

Já em relação ao ambiente econômico, o presidente do CFC resgatou debates realizados em fóruns internacionais, como o Fórum de Lisboa deste ano, para reforçar o papel da contabilidade como um dos principais pilares da segurança jurídica no mercado.

“É a contabilidade que traz a confiança pública, a garantia de que os dados econômicos e financeiros estejam à disposição dos investidores e do mercado com segurança”, afirmou. Para ele, esse fator é determinante para a ampliação de investimentos, o crescimento econômico e a geração de oportunidades.

Confira todas as fotos no Flickr da OAB Nacional