Corregedoria da OAB Nacional realiza correição na seccional de Pernambuco

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 às 10:04

A Corregedoria Nacional da OAB realizou, nesta quinta-feira  (29), correição na seccional pernambucana - a quarta a passar pelo processo de correição nacional. A atividade integrou o cronograma de inspeções conduzido pela Corregedoria Nacional e teve como foco a análise dos processos ético-disciplinares, além da avaliação das estruturas físicas e administrativas do Tribunal de Ética e Disciplina (TED).

De acordo com o corregedor nacional adjunto e coordenador dos trabalhos, Bruno Toguchi, a iniciativa vai além do caráter fiscalizatório. “A visita da Corregedoria do CFOAB na OAB-PE propiciou, além da correição, uma rica troca de informações que contribuirão para o aprimoramento nos julgamentos dos processos éticos da Ordem”, afirmou.

Também participaram dos trabalhos a vice-presidente da OAB-PE, Schamkypou Bezerra; o corregedor-geral da OAB-PE, Saulo de Tarso Gomes Amazonas; a corregedora-adjunta da seccional, Silvana Ribeiro e Fonseca; o presidente do TED, José Nelson Vilela Barbosa Filho; o 1º vice-presidente do TED, Gustavo Henrique de Brito Alves Freire; a 2ª vice-presidente do TED, Danielle Freire Rodrigues Pereira; a secretária-geral do TED, Pollyanna Tenório Verissimo de Queiroz Amaral; e da diretora de Interiorização do TED, Pollyanna Queiroz e Silva.

A programação ocorreu entre os dias 26 e 28 de janeiro, com inspeção remota dos processos disciplinares em tramitação. Nesta quinta-feira (29), a correição contou com reuniões com a Corregedoria local, a presidência e diretoria do TED e servidores dos setores envolvidos, além da apresentação da equipe responsável pelas inspeções, da metodologia de trabalho e do levantamento das principais dificuldades enfrentadas pela seccional. A agenda também incluiu visitas às estruturas físicas do TED, como salas de audiência, atendimento e julgamento, bem como a verificação das rotinas da secretaria, da atualização dos andamentos processuais no Sistema de Gestão de Documentos (SGD) e a apresentação do diagnóstico prévio da inspeção.

A correição tem como objetivo acompanhar a regularidade dos procedimentos ético-disciplinares, promover o aperfeiçoamento das rotinas administrativas e contribuir para maior eficiência e celeridade na tramitação dos processos no âmbito da Ordem.