OAB Nacional firma acordo de cooperação com a Universidade Sapienza de Roma
O Conselho Federal da OAB firmou, na sexta-feira (23/1), acordo de cooperação com a Universidade Sapienza de Roma, uma das mais tradicionais instituições de ensino jurídico da Europa. A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de cooperação técnica e científica, com foco na promoção de eventos, atividades acadêmicas e projetos voltados ao aperfeiçoamento cultural, jurídico e humanístico da advocacia.
O diretor-geral da Faculdade OAB Nacional, Ronnie Preuss, destacou o caráter institucional e pioneiro do acordo. “Este é um marco, o primeiro convênio firmado com uma das universidades mais prestigiadas da Europa, com a presença de sua presidente em Brasília para a assinatura. O acordo sinaliza a abertura de uma agenda de projetos que poderão ser desenvolvidos em conjunto no Brasil e no exterior”, afirmou.
A presidente da Faculdade de Direito da Universidade Sapienza de Roma, Luiza Avitabile, ressaltou o fortalecimento das relações acadêmicas entre Brasil e Itália. “Este acordo consolida e confirma a amizade entre juristas, professores universitários, advogados e magistrados italianos e brasileiros, com a realização de atividades conjuntas tanto em Roma quanto no Brasil”, declarou.
Para o responsável pela internacionalização do Departamento de Ciências Jurídicas da Sapienza, Fabio Petrucci, a assinatura do acordo aprofunda uma cooperação já existente. “A Sapienza mantém, há muitos anos, uma relação próxima com o Brasil, com seus juristas, advogados, magistrados e a academia. Este acordo contribui para aproximar ainda mais nossos países”, disse.
A presidente da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella, avaliou a iniciativa como um avanço institucional. “É um marco para o Conselho Federal, que dá mais um passo na universalização do conhecimento. A parceria amplia a troca de experiências e reforça o compromisso da OAB com a capacitação e a formação jurídica”, afirmou.
Com vigência inicial de 24 meses, o acordo prevê a realização de ações conjuntas que serão detalhadas em termos aditivos específicos, incluindo atividades acadêmicas, eventos e projetos de interesse comum, conforme estabelecido no instrumento firmado entre as instituições.