Conselho Federal da OAB parabeniza a OAB Alagoas pelos seus 94 anos

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 às 10:00

Fundada em 1932, a seccional da OAB de Alagoas completa 94 anos nesta quarta-feira (21/1). A entidade, com quase 16 mil profissionais inscritos, tem reafirmado o seu papel na defesa da Constituição, das prerrogativas da advocacia, das liberdades e da cidadania.

Ao celebrar a data, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, ressaltou que ao longo de quase um século a OAB-AL se manteve firme no "propósito de lutar continuamente pela dignidade de advogadas e advogados do estado". Ele ainda reconheceu a força da trajetória da seccional, por “sempre se posicionar em momentos difíceis e reafirmar a sua missão de proteger a democracia e atuar como ponte entre a sociedade e o Estado”.

O presidente da OAB-AL, Vagner Paes, também exaltou o compromisso com a advocacia alagoana e com a defesa dos direitos da sociedade e o legado da seccional. "São 94 anos de uma história construída com trabalho, valorização da classe, fortalecimento das prerrogativas e respeito à nossa trajetória, sempre com o propósito de tornar a Ordem cada vez mais forte, representativa e acolhedora", afirmou.

Histórico

Com atuação institucional consolidada ao longo de décadas, a OAB Alagoas construiu uma trajetória marcada pela defesa da advocacia e das liberdades democráticas no estado, e teve como primeiro presidente o professor e advogado José Quintella Cavalcanti. Nos primeiros anos, funcionou em espaços cedidos por instituições culturais de Maceió, até se estabelecer no Centro da capital. A sede própria foi conquistada em 1980, na antiga Faculdade de Direito, e, em 2013, a seccional inaugurou a atual Casa da Advocacia. A trajetória da entidade também passou a ser preservada com a criação do Memorial da Advocacia, voltado ao registro da história da seccional. Atualmente, a OAB-AL reúne quase 16 mil profissionais inscritos e conta com subseções distribuídas pelo estado.