CFOAB destaca trajetória do ministro Mauro Campbell em lançamento de obra no Superior Tribunal de Justiça

sexta-feira, 05 de dezembro de 2025 às 09:12

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, participou do lançamento da obra “Visão Jurídica Pós-1988 – Estudos em Homenagem ao Ministro Mauro Campbell Marques”. A solenidade ocorreu nessa quinta-feira (4/12), no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), com as presenças de autoridades dos Três Poderes.

A publicação celebra a trajetória do corregedor nacional de Justiça, Mauro Campbell Marques, e destaca sua contribuição para o desenvolvimento do Direito e da magistratura brasileira. O ministro integra o STJ desde junho de 2008. 

Na ocasião, Simonetti disse que a trajetória de Campbell “se confunde com a construção de um Judiciário mais moderno, eficiente e comprometido com a cidadania”. Segundo ele, o magistrado sempre demonstrou profundo respeito às garantias constitucionais e sensibilidade para compreender o papel essencial da advocacia no Sistema de Justiça. “Esta obra, que reúne reflexões de grandes nomes do Direito, é um tributo justo à sua contribuição exemplar para o aprimoramento institucional do país”, acrescentou.

O ministro Mauro Campbell Marques agradeceu a publicação, que mistura memórias pessoais e reconhecimento profissional. Ele aproveitou a oportunidade para homenagear, com um minuto de silêncio, a advogada e ministra aposentada do STJ Assusete Magalhães, que faleceu nesta semana – mãe da conselheira federal por Pernambuco Ana Carolina Reis Magalhães. 

Análise da Constituição

Coordenada pelo chefe de gabinete da Corregedoria Nacional de Justiça, André de Azevedo Machado, o livro reúne mais de 40 artigos de ministros do STJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de juristas de destaque. Os textos analisam os avanços institucionais e os desafios jurisprudenciais enfrentados desde a promulgação da Constituição Federal de 1988.

A coletânea conta com apresentação do ex-presidente da República José Sarney e prefácio do jurista Roberto Rosas, reconhecido por sua contribuição à Assembleia Nacional Constituinte.

Do Sistema OAB, também prestigiaram o lançamento da obra o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis; o conselheiro federal por Amazonas Alberto Simonetti Cabral Neto; e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em uma das vagas da advocacia, Ulisses Rabaneda.