Conselho Federal da OAB avança em tratativas com a Meta para combater o golpe do falso advogado
A OAB Nacional realizou, nesta quarta-feira (3/12), reunião institucional com representantes da Meta, empresa controladora dos aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, para discutir medidas de proteção à advocacia e à sociedade diante do crescente número de casos do chamado "golpe do falso advogado".
O encontro foi conduzido pela secretária-geral adjunta do CFOAB, Christina Cordeiro, e contou com a participação do coordenador das Comissões Temáticas da OAB, Rafael Horn, e do presidente da seccional gaúcha da Ordem, Leonardo Lamachia. Na ocasião, representantes da Meta apresentaram propostas voltadas ao aprimoramento dos fluxos de denúncia e ao reforço da segurança digital de profissionais da advocacia.
Christina Cordeiro destacou que o diálogo com a Meta representa mais um passo no compromisso institucional da OAB com a defesa da advocacia, em um ambiente digital cada vez mais desafiador. “O diálogo com a Meta visa construir soluções efetivas para identificar, investigar e remover contas dedicadas a esse tipo de golpe, garantindo mais segurança para todos”, disse Christina Cordeiro.
Campanha Nacional de Conscientização
Além do diálogo com a Meta, o Conselho Federal da OAB em parceria com as 27 seccionais, conduz uma campanha nacional de conscientização e combate ao golpe do falso advogado. A iniciativa tem como pilares a orientação da população, a prevenção de novas vítimas e a disponibilização de ferramentas práticas, como a plataforma digital ConfirmADV — site que permite verificar a identidade de advogados de forma rápida e segura.
No site, basta informar dados como número de inscrição, a seccional e o e-mail cadastrado pelo advogado nos quadros da Ordem.
A partir dessas informações, é enviada uma solicitação automática para o e-mail do advogado, informando que um cliente deseja confirmar sua identidade. A partir dessas informações, a plataforma envia uma solicitação automática para que o profissional confirme sua identidade. Ele tem até cinco minutos para validar os dados. Caso a confirmação seja realizada dentro do prazo, o usuário recebe a autenticação. Se não houver resposta, tanto o cidadão quanto o advogado serão notificados de que a verificação não foi concluída.
Canal de denúncias
Caso o cidadão tenha sido vítima de uma tentativa de golpe, ou já tenha realizado um pagamento indevido, é possível fazer uma denúncia diretamente pelo canal oficial da OAB Nacional, acessando o site https://fiscalizacao.oab.org.br. As denúncias serão encaminhadas para apuração e para as seccionais correspondentes.