Ouvidoria-geral da OAB Nacional reforça diálogo institucional em visita ao Superior Tribunal Militar
O ouvidor-geral do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Jardim, realizou, nesta segunda-feira (10/11), visita institucional ao ministro-ouvidor do Superior Tribunal Militar (STM), general Lourival Carvalho Silva. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as instituições e promover a troca de experiências e boas práticas voltadas ao aprimoramento do atendimento às demandas da sociedade.
Durante a reunião, os representantes destacaram a importância da cooperação entre as Ouvidorias do sistema de Justiça, que atuam como canais de escuta e acolhimento de pleitos e sugestões de cidadãos, advogados e servidores. A conversa abordou iniciativas que têm contribuído para dar vazão ao grande volume de demandas recebidas diariamente, reforçando o compromisso com transparência, eficiência e cidadania.
Marcos Vinícius Jardim afirmou que o fortalecimento institucional das Ouvidorias é fundamental para aprimorar a relação entre o Poder Judiciário e a advocacia. “O papel das Ouvidorias vai muito além da escuta: é um espaço de construção de confiança entre o cidadão e as instituições. Fortalecer o diálogo com o Superior Tribunal Militar significa reafirmar o compromisso da OAB com a eficiência administrativa, o respeito às prerrogativas da advocacia e a defesa de uma Justiça mais acessível e humanizada”, destacou.
O ministro-ouvidor do STM, general Lourival Carvalho Silva, ressaltou a relevância da parceria entre as instituições. “Foi uma honra receber o ouvidor-geral do Conselho Federal da OAB e sua equipe. Este encontro reforça o compromisso das Ouvidorias do Superior Tribunal Militar e da Ordem em promover cooperação, transparência e aprimoramento contínuo do serviço prestado à sociedade”, afirmou.
Também estiveram presentes a juíza ouvidora da Mulher do STM, Denise de Melo Moreira, e as servidoras da Ouvidoria Liliane Franco e Daniela Gropen.
Durante a visita, Marcos Vinícius Jardim destacou ainda a importância da Ouvidoria da Mulher Advogada, que busca ampliar os canais de escuta e acolhimento das advogadas em todo o país e fortalecer ações institucionais voltadas à paridade de gênero.