OAB lança Cartilha da Advocacia Multiportas em simpósio virtual
A advocacia pode ir além do litígio — construindo caminhos de diálogo, inovação e transformação social. Essa é a proposta da Advocacia Multiportas, conceito que apresenta uma nova forma de atuação para advogadas e advogados brasileiros diante das transformações sociais e tecnológicas do século XXI.
Com o objetivo de capacitar a advocacia para esses novos desafios, a OAB Nacional realizará, no dia 4 de novembro, às 14h, o Simpósio de Lançamento da Cartilha da Advocacia Multiportas, com transmissão ao vivo pelo canal da OAB Nacional no YouTube. O evento reunirá palestrantes de destaque nacional para discutir temas como fundamentos da Justiça Multiportas, neurociência aplicada aos métodos autocompositivos, diversidade e inclusão na advocacia e o papel do profissional do Direito no paradigma do futuro.
A participação é gratuita e obrigatória para a emissão de certificado. As inscrições podem ser feitas na plataforma de eventos da OAB Nacional.
Sobre a cartilha
Elaborada pela presidente da Comissão Especial da Advocacia Multiportas, Eunice Schlieck, a Cartilha da Advocacia Multiportas orienta a atuação da advocacia em um cenário que reconhece múltiplas vias para a solução de conflitos — como mediação, conciliação, arbitragem, negociação e o próprio Judiciário. O material propõe uma advocacia estratégica, preventiva e ética, em que o profissional atua como orientador técnico e guardião da autonomia do cliente.
O documento apresenta as diferenças entre Advocacia Multiportas e Justiça Multiportas, descreve o perfil do advogado multiportas e define os principais eixos de atuação das comissões: formação, produção de conhecimento, relacionamento institucional e advocacia preventiva.
Para Eunice Schlieck, a publicação representa “um marco histórico para a advocacia brasileira”. “Pela primeira vez, a OAB apresenta um documento institucional que recoloca o advogado no centro das soluções jurídicas, não como mero executor de processos, mas como responsável técnico e ético pela construção de decisões conscientes”, afirma.
A presidente ressalta que a advocacia passa por uma transição profunda, na qual novos métodos de resolução de conflitos ganham protagonismo. “A sociedade mudou, os conflitos mudaram, a tecnologia mudou — e a postura profissional também precisa mudar. A Cartilha orienta, organiza e fortalece uma advocacia mais estratégica, preventiva e humana, que reconhece todas as portas possíveis de solução, sem abandonar o Judiciário, mas rompendo com a judicialização automática”, complementa.
Entre os destaques, o material apresenta as “Sete Portas de Conexão com o Cliente”, que ampliam a escuta e o entendimento das diferentes dimensões dos conflitos — racional, emocional, relacional, social e contextual —, reforçando o papel do advogado como profissional preparado para atuar dentro e fora do processo judicial.
A Cartilha da Advocacia Multiportas está disponível aqui.