Conselho Federal celebra os 93 anos da OAB-PA
A OAB-PA completa, neste domingo (5/10), 93 anos de fundação. Criada em 1932, a seccional representa a advocacia paraense, desenvolvendo ações voltadas à garantia do pleno exercício profissional e à ampliação do acesso da população do estado à cidadania.
“A atuação da OAB do Pará reflete a força das seccionais na concretização dos propósitos institucionais da Ordem. Ao longo de sua história, tem contribuído de forma efetiva para o fortalecimento da advocacia e das garantias profissionais em todo o estado”, afirmou o presidente nacional da OAB
De acordo com o presidente da seccional, Sávio Barreto, a Ordem paraense nasceu do sonho e da mobilização de advogados que, ainda na década de 1930, desejavam mais do que uma entidade de classe, mas uma instituição capaz de representar a advocacia e, ao mesmo tempo, defender a democracia e os direitos da sociedade paraense.
“Durante mais de 90 anos, a OAB-PA tem sido protagonista em momentos decisivos da nossa história. Seja na proteção das prerrogativas da advocacia, na construção de uma sociedade mais justa ou na garantia das liberdades fundamentais, sempre estivemos ao lado da cidadania. E a nossa maior missão permanece: defender, incansavelmente, o Estado Democrático de Direito. Cada página da OAB do Pará foi escrita por gerações de advogados e advogadas que acreditaram — e continuam acreditando — na liberdade, na justiça e na soberania do nosso país", declarou Barreto.