OAB Nacional fortalece diálogo com advocacia paraense e TJ-PA
O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento, participou de uma agenda institucional em Belém (PA), durante a abertura da 7ª Conferência Internacional de Direito Ambiental, reforçando a importância do diálogo entre a OAB Nacional, a advocacia paraense e o Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA). A iniciativa destacou o papel da Ordem na defesa da classe e do Estado Democrático de Direito.
O primeiro compromisso foi uma reunião com o presidente da OAB-PA, Sávio Barreto, na qual Sarmento reafirmou o apoio do Conselho Federal a projetos e iniciativas voltadas ao fortalecimento da advocacia no estado. Em seguida, participou de encontro que reuniu dirigentes das subseções da OAB-PA com o presidente do TJ-PA, desembargador Roberto Gonçalves de Moura, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Luiz Gonzaga da Costa Neto.
Durante o encontro, Sarmento ressaltou a relevância da postura do TJ-PA em se aproximar da advocacia. Ele destacou que a iniciativa de ouvir diretamente os presidentes de subseção representa a materialização do artigo 133 da Constituição Federal, que reconhece o advogado como essencial à administração da Justiça. Ele salientou, ainda, que a disposição do presidente do TJ-PA em dialogar demonstra segurança, serenidade e seriedade na condução do Tribunal.
Sarmento reforçou a importância de valorizar a voz da advocacia de base, que chega por meio das subseções. Para ele, ouvir esses representantes é uma manifestação de grandeza e um gesto que merece ser reconhecido e reverberado em todo o país.
Ao final, o vice-presidente do CFOAB destacou que a entidade se coloca à disposição do TJ-PA para colaborar, em Brasília, junto ao Conselho Nacional de Justiça e aos tribunais superiores, em iniciativas que fortaleçam a Justiça e a advocacia.
Também participaram do encontro a secretária-geral adjunta do CFOAB, Christina Cordeiro; o presidente da OAB-AP, Israel da Graça; a presidente da OAB-ES, Érika Neves; o presidente da OAB-RR, Ednaldo Vidal; e o conselheiro federal Leonardo Maia.