Sessão solene no Senado celebra trajetória do CFM com presença institucional da OAB
A sessão especial do Senado Federal em homenagem aos 80 anos do Conselho Federal de Medicina (CFM) contou com a presença do Conselho Federal da OAB, representado pela secretária-feral, Rose Morais. A solenidade, realizada nesta quinta-feira (11/9), foi proposta pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), presidente da Frente Parlamentar da Medicina, e reuniu parlamentares, representantes de conselhos e de outros órgãos regionais de medicina.
“Assim como a OAB, o Conselho Federal de Medicina exerce um papel essencial de regulação, fiscalização e defesa da ética em sua área de atuação. Ao longo de oito décadas, o CFM tem sido referência na proteção da vida e da saúde da população, na formulação de políticas públicas e no estímulo à inovação responsável. É uma trajetória que merece ser celebrada e reconhecida por toda a sociedade”, afirmou Rose Morais.
De acordo com o senador Dr. Hiran, que também é médico, o CFM tem sido uma voz inabalável da medicina organizada no país. “Em um cenário de constantes desafios, sua atuação se mostra fundamental para a defesa intransigente das prerrogativas médicas e da dignidade do exercício profissional”, frisou.
O presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, também enalteceu o papel da instituição e a parceria com o Congresso Nacional: “São instituições respeitadas e reconhecidas pelo profundo envolvimento na construção de políticas públicas no Brasil. São compostos por homens e mulheres com trajetórias marcadas pela defesa da saúde, da vida e da dignidade da população. As duas Casas são legitimadas pelo poder do voto, de seus pares, num exercício amplo de democracia representativa.”
Criado em 1945, o Conselho Federal de Medicina é uma autarquia federal responsável pela normatização e fiscalização do exercício da medicina no Brasil. Atua em conjunto com os conselhos regionais, estabelecendo critérios éticos e regulatórios para a atividade médica no país. Sua sede está localizada em Brasília (DF) e sua estrutura organizacional é composta por conselheiros eleitos pelos profissionais da área.