Interiorização e integração marcam encontro das Comissões de Diversidade Sexual e Gênero da OAB

quinta-feira, 21 de agosto de 2025 às 04:53

O Conselho Federal da OAB promoveu, nesta quinta-feira (21/8), o Encontro de Presidentes das Comissões de Diversidade Sexual e Gênero do Sistema OAB. A reunião contou com representantes das 27 seccionais da Ordem e foi conduzida pela presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero, Amanda Souto Baliza.

Durante o encontro, a Comissão Nacional ouviu as principais demandas apresentadas pelas comissões estaduais, entre elas a dificuldade enfrentada por advogados e clientes trans no respeito ao nome e à identidade de gênero no sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A pauta foi destacada como prioridade para o encaminhamento de soluções institucionais.

Na ocasião, o plano de trabalho da Comissão Especial do CFOAB foi repassado às comissões estaduais, que agora poderão contribuir ativamente para a construção coletiva das iniciativas da atual gestão. O objetivo é fortalecer a integração entre as seccionais e ampliar o alcance das ações em todo o país.

Para Amanda Souto Baliza, o encontro representou um passo fundamental no fortalecimento da pauta da diversidade no âmbito da advocacia e da sociedade brasileira. “O encontro é importante, porque, para a construção de uma OAB que atinja suas finalidades de defesa da democracia, justiça social e direitos humanos, é preciso ouvir todo o Brasil e interiorizar a pauta. Não podemos achar que a diversidade só é debatida nos grandes centros”, afirmou.