Senado celebra 69 anos da Representação de Goiás em Brasília com participação do CFOAB
O Senado Federal realizou, nesta quinta-feira (20/8), sessão especial em homenagem aos 69 anos da Representação do Estado de Goiás em Brasília. A OAB esteve presente por meio do presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia e conselheiro federal por Goiás, Pedro Paulo Guerra. O encontro destacou a importância estratégica do órgão para o desenvolvimento do estado e marcou o início do ciclo de comemorações dos 70 anos da atuação institucional na capital federal.
Segundo Pedro Paulo, Goiás ocupa posição de destaque na construção federativa. “Como OAB Nacional, estamos aqui para demonstrar o reconhecimento dessa interlocução permanente entre o Distrito Federal e Goiás, em defesa dos interesses do nosso estado e da própria República”, afirmou.
“Entendemos a importância de celebrarmos sempre a federação brasileira, em que todas as entidades federativas sejam respeitadas aqui em Brasília, e Goiás não é diferente. Ficamos muito honrados e felizes de representarmos o Conselho Federal e a OAB Goiás nesta solenidade”, concluiu o conselheiro federal.
Elo estratégico
Criada em 1956, ainda no Rio de Janeiro, a Representação de Goiás acompanhou a mudança da capital para o Planalto Central e se consolidou como elo estratégico entre o governo estadual e o federal.
Autor do requerimento para a homenagem, o senador Pedro Chaves (MDB-GO) destacou que a celebração também antecipa as comemorações dos 70 anos da instituição. “Comemorar os 69 anos desta representação é reafirmar que o diálogo e a cooperação entre Goiás e Brasília são fundamentais para enfrentar os desafios contemporâneos”, disse.
Também participaram da solenidade as deputadas federais Lêda Borges e Flávia Morais; o chefe do gabinete de Goiás no Distrito Federal, Renatho Melo; o secretário da Retomada de Goiás, César Moura; o secretário de Relações Institucionais, Armando Vergílio — que representou o governador Ronaldo Caiado —; e o vereador de Goiânia, Lucas Vergílio.