OAB em luto pelo falecimento do professor Paulo de Barros Carvalho

sexta-feira, 15 de agosto de 2025 às 02:20

O Conselho Federal da OAB manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista e professor Paulo de Barros Carvalho, referência do Direito Tributário brasileiro e mestre de gerações.

“Paulo de Barros Carvalho deixa um legado intelectual e humano incomparável. Sua contribuição à ciência do Direito Tributário e à formação de juristas será lembrada como exemplo de dedicação, brilhantismo e compromisso com a Justiça”, afirmou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

O jurista foi professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e da PUC-SP, e presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet). O advogado teve papel decisivo na elaboração de leis fiscais e na formação de milhares de profissionais ao longo de mais de cinco décadas de carreira — entre eles, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto. Paulo de Barros Carvalho foi, ainda, autor de mais de 60 livros, além de cerca de 70 capítulos em obras jurídicas.

A Ordem se solidariza com a família, amigos, colegas e alunos do professor, bem como com toda a comunidade acadêmica e jurídica brasileira, neste momento de luto.