Mês da advocacia: em artigo no Correio, Beto Simonetti defende pacificação do país e fortalecimento da democracia
O caderno Direito&Justiça do jornal Correio Braziliense desta quinta-feira (14/8) publicou artigo do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, sobre o papel da advocacia na construção do diálogo institucional e na defesa da democracia. Editado pela jornalista Ana Maria Campos, o suplemento é especializado na cobertura do Sistema de Justiça e um dos mais lidos entre ministros dos tribunais superiores, parlamentares e autoridades do Executivo.
No texto, Simonetti afirma que a advocacia tem contribuição decisiva para a pacificação nacional. “Neste mês da advocacia, a mensagem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é pela pacificação do país. Sociedade civil, instituições republicanas e líderes políticos precisam se comprometer com a causa”, destaca.
O presidente ressalta, também, a confiança da sociedade na OAB. De acordo com ele, uma pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em julho, revela que a entidade é uma das instituições mais confiáveis do país, com 83% de confiança da população.
Ao finalizar, ele declara que pacificar o Brasil é tarefa desafiadora e inadiável. “É preciso reduzir atritos ideológicos, reaproximar instituições e restabelecer a confiança mútua. A advocacia brasileira, pela capilaridade e pelo compromisso histórico com a cidadania, tem condições de liderar esse movimento”, conclui.