OAB parabeniza presidente e vice eleitos pelo STF

quinta-feira, 14 de agosto de 2025 às 08:34

A OAB Nacional parabeniza os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, eleitos nesta quarta-feira (13/8) pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para os cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal, respectivamente, no biênio 2025-2027. A posse está marcada para 29 de setembro.

“O ministro Fachin tem uma trajetória marcada pelo respeito às instituições e pela valorização do diálogo. É um jurista que reúne experiência, equilíbrio e senso de responsabilidade — qualidades fundamentais para o momento que o país atravessa. Também parabenizo o ministro Alexandre de Moraes, cuja atuação firme e técnica fortalece o papel constitucional do STF. A advocacia confia que essa gestão será de escuta, compromisso democrático e respeito às garantias fundamentais”, afirmou o presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti. De acordo com ele, a Ordem permanecerá em diálogo com o Supremo em defesa das prerrogativas da advocacia.

A eleição seguiu a tradição do Tribunal de escolher o integrante mais antigo que ainda não exerceu a Presidência. 

Perfis

Natural de Rondinha (RS), Edson Fachin é professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também se graduou. É mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e realizou pós-doutorado no Canadá. Chegou ao STF em junho de 2015, indicado pela então presidente Dilma Rousseff. Atualmente, ele ocupa a vice-presidência do Tribunal ao lado do presidente Luís Roberto Barroso.

O ministro Alexandre de Moraes, eleito vice-presidente, é natural de São Paulo (SP) e professor da Faculdade de Direito da USP. Doutor em Direito do Estado e livre-docente em Direito Constitucional, foi indicado ao STF em 2017, após exercer o cargo de ministro da Justiça.