A advocacia é um compromisso com a sociedade e com a Constituição, diz Simonetti em entrevista

quarta-feira, 13 de agosto de 2025 às 03:45

Em entrevista ao colunista Júlio Ventilari, do jornal amazonense A Crítica, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, falou sobre os desafios contemporâneos da advocacia e o papel da instituição como guardiã da democracia. Na conversa, publicada nesta quarta-feira (13/8), ele também abordou temas como a defesa das prerrogativas, a interiorização, o combate à discriminação, a inclusão da mulher e da população negra nos espaços de poder e o futuro da profissão.

“A Ordem é, historicamente, um ponto de equilíbrio nas grandes questões nacionais. Não se trata apenas de defender a advocacia, mas de proteger um conjunto de valores que estão na base do nosso Estado Democrático de Direito. Defendemos as instituições e que elas funcionem com harmonia, respeitando a Constituição e os direitos individuais e coletivos”, afirmou Simonetti, ressaltando que esse papel exige firmeza e diálogo.

Manauara, Beto Simonetti reforçou que a OAB é apartidária e não representa ideologias. Ele pontuou que o compromisso com princípios —  defesa da Constituição, das liberdades e das prerrogativas profissionais — é o que garante a independência da Ordem e a confiança que a sociedade deposita na entidade.

O presidente defendeu, ainda, que a independência da OAB é o maior patrimônio da advocacia e que o futuro da profissão depende de enfrentar sem hesitação desafios como a interiorização, a inclusão, a proteção contra a precarização e o uso ético da tecnologia. 

Confira a entrevista na íntegra