Painel 46 - A importância do esporte para o sucesso nas profissões

quarta-feira, 29 de novembro de 2023 às 06:28

Com o mote da superação e sua importância para uma boa atuação na profissão, foi realizado o painel Sucesso e superação na vida e no esporte, nesta quarta-feira (29/11), durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia. 

Com a distribuição de três bolsas de pós-graduação em direito, o advogado Paulo Nicholas, autor do livro “Sucesso com Direito”, exibiu vídeos e até subiu na mesa para instigar os jovens advogados a serem bem-sucedidos na profissão. Ele destacou, como exemplos, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e o palestrante do painel Lucas Andrade Brandolis, diretor de Educação da OAB-MG.

“Está na hora de voar e converter a educação em direito, colocando a matéria do direito na educação das escolas”, defendeu Lucas Brandolis. Ao final de sua palestra o diretor de Educação da OAB convidou a plateia a fazer uma espécie de "ola", só que dizendo a palavra “voa”. A presidente do Instituto Direito na Escola, Isabella Leonel Cereda, aproveitou a oportunidade para lançar a campanha “Violência Zero nas Escolas”. Ela ressaltou a preocupação com “a qualidade do aluno, para que ele tenha uma formação ética e responsável, capacidade de argumentação e que, mais do que isso, possa ser um agente de transformação social”.

Inclusão e superação

“O desporto é inclusão, o desporto é superação”. Com essas palavras, Mauricio Correa da Veiga, membro da Comissão Especial de Direito Desportivo, abriu a discussão sobre as perspectivas da nova Lei Geral do Esporte, a Lei 14.597, aprovada em junho deste ano, apesar dos inúmeros vetos.

“Essa lei muda totalmente o paradigma, ampliando o conceito do atleta profissional, que deixa de ser apenas o atleta que tenha contrato especial do trabalho esportivo por escrito, atraindo maior interesse dos investidores”, afirmou Veiga. Esse artigo se contrapõe ao que prevê a Lei Pelé, ainda em vigor e que, segundo ele, “já cumpriu o seu papel e poderá gerar conflitos com a nova Lei do Esporte”.

Segundo Marques Elex Carvalho, conselheiro Seccional da OAB de Tocantins e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Araguaína (TO), “os advogados deficientes visuais ainda têm dificuldades de acompanhar um processo e até de retirar guia de custas”. 

Para transformar vidas

Conselheira do Instituto Galo, ligado ao clube de futebol Atlético Mineiro, a advogada tributarista Clarissa Nepomuceno abriu a fala revelando já ter passado por várias situações de assédio e violência de gênero. “Uma das formas que encontrei para lidar com esse preconceito foi me entregar ao trabalho social”, disse ela, lembrando que uma a cada quatro mulheres brasileiras já sofreu algum tipo de abuso.  Clarissa citou projetos solidários do clube de futebol, como a Escola do Futuro, que atende meninos e meninas em estado de vulnerabilidade em várias cidades mineiras, levando o “esporte e a paixão atleticana para transformar vidas”. 

André Carvalho, presidente nacional da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB Nacional, fez a proposição, aprovada por unanimidade no plenário, para garantir um rearranjo na lei de forma a garantir a imunidade tributária a todas as entidades que atuam no terceiro setor.

Inteligência emocional

Tatiana Costa, vice-presidente da OAB do Maranhão, destacou a importância da inteligência emocional como fator de sucesso na advocacia, ampliando a capacidade de se conectar com os clientes. “Falar de direito hoje é falar de inteligência emocional, necessária para o desenvolvimento de todas as áreas”, disse ela, comentando ainda que seu escritório, no Maranhão, é formado por advogadas e atendeu a mais de 2 mil mulheres nos últimos seis meses. “A carreira de advogado pode ser destruída em uma entrevista ou nas redes sociais, se não tiver inteligência emocional”.

A mesa foi presidida pela conselheira federal por Goiás Arlete Mesquita, vice-presidente da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB, tendo como relatora a conselheira federal pela Paraíba e secretária da pasta, Michelle Ramalho Cardoso.