Paraibano e pernambucano são os homenageados de hoje da OAB

segunda-feira, 06 de fevereiro de 2006 às 07:00

Brasília, 06/02/2006 - A primeira edição do Projeto Memória da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) homenageará hoje (06) dois advogados: Avany Benício Maia, da Paraíba, e João Pinheiro Lins, de Pernambuco. Eles serão os 14º e 15ºs advogados homenageados pelo projeto, que foi criado em agosto de 2004 pelo presidente nacional da entidade, Roberto Busato, e contempla profissionais dos Estados que tenham prestado serviços importantes à advocacia ou contribuído de forma relevante para a história da entidade. A homenagem será realizada às 19h de hoje na sede do Centro Cultural Evandro Lins e Silva da OAB, em Brasília.

Avany Benício Maia nasceu em 22 de janeiro de 1913 na cidade paraibana de Brejo do Cruz. Formou-se em 1938 pela Universidade Federal do Ceará e está inscrito nos quadros da Seccional da OAB paraibana desde 12 de outubro de 1939. Advogado atuante até hoje, destacou-se nas áreas civil e criminal. Foi um dos pioneiros da advocacia no alto sertão paraibano, ao lado de João Agripino. Além da advocacia atuou na área jornalística escrevendo artigos para jornais locais. Em 1942, foi promotor de Justiça na cidade de Catolé do Rocha (PB). Na avaliação do presidente da Seccional da OAB da Paraíba, José Mário Porto Júnior, a homenagem que será conferida a Avany Benício Maia “traduz o justo reconhecimento a um dos mais insignes advogados e pelos mais de 66 anos dedicados por ele à advocacia”.

Nascido em 10 de dezembro de 1920, João Pinheiro Lins é advogado militante desde fevereiro de 1945 e integra o quadro de advogados da Seccional da OAB de Pernambuco - sob o número 837 - desde esta mesma data. Tem sido conselheiro seccional ininterruptamente desde 1951 e integrou a diretoria da Seccional por várias gestões. É membro efetivo do Instituto de Advogados Brasileiros (IAB) desde 1995 e presidiu o Instituto dos Advogados de Pernambuco por vários anos. Pinheiro Lins tem inúmeros trabalhos publicados em revistas editadas pela Prefeitura do Recife e pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado e é membro efetivo da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas. “O professor Pinheiro Lins, como nós o chamamos, é um dos advogados mais respeitados e queridos no mundo jurídico pernambucano, pelo seu saber e autoridade ético-profissional no trato com os colegas”, afirmou o presidente da Seccional da OAB de Pernambuco, Júlio Alcino de Oliveira Neto.

Ambos os homenageados terão retratos colocados na Galeria dos Homenageados do Centro Cultural Evandro Lins e Silva e receberão certificados do mérito da OAB.

Antes de Avany Benício Maia receberam a homenagem os seguintes advogados: Sadi Lima (Florianópolis, 07 de novembro do ano passado), Kleber Moreira (Maranhão, em 17 de outubro de 2005); Wilson Barbosa Martins (Mato Grosso do Sul, em 8 de agosto de 2005); José Cabral (Minas Gerais, em 13 de junho de 2005); Manoel Felipe Leiros Garcia (Amazonas, em 2 de maio de 2005); Egydio Machado Salles (do Pará, em 11 de abril de 2005); Paulo Luiz Netto Lobo (de Alagoas, em 14 de março do ano passado); Wanderley de Medeiros (de Goiás, em 21 de fevereiro de 2005); Celso Augusto Fontenelle (do Rio de Janeiro, em 6 de dezembro de 2004); José Annibal de Souza Bouret (Mato Grosso, em 8 de novembro de 2004); Justino Vasconcelos (Rio Grande do Sul, 18 de outubro de 2004); Sebastião Oscar de Castro (Distrito Federal, 16 de setembro de 2004); e Antônio Francisco de Albuquerque (Ceará, em 16 de agosto de 2004).