OAB-PR tem aprovação de 26,98% em segundo exame de 2005

quinta-feira, 03 de novembro de 2005 às 08:45

Brasília, 03/11/2005 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná registrou um dos melhores índices de aprovação dos últimos Exames de Ordem realizados. Dos 3.835 candidatos que prestaram o segundo exame do ano, 1.035 foram aprovados, o equivalente a 26,98% do total de inscritos. As provas foram realizadas entre agosto (primeira fase) e setembro (segunda fase).

Para o presidente da OAB-PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, a elevação no índice de aprovação é resultado da campanha realizada pela Seccional em prol da melhoria na qualidade da formação dos bacharéis em Direito. “Realizamos dezenas de palestras no interior do Estado, conscientizando os acadêmicos sobre a importância de se prepararem para a profissão”, afirmou Manoel Oliveira Franco. “Recebemos o resultado do concurso com muita satisfação”.

Este último exame apresentou grande evolução em relação às provas do primeiro exame do ano, realizado em março. As aprovações praticamente quadruplicaram – no primeiro exame, apenas 270 candidatos foram aprovados. Das cinco cidades paranaenses onde o Exame de Ordem foi aplicado, Cascavel foi a que mais evoluiu. Os 120 aprovados (18,20% do total de 659 inscritos na cidade) representam quase dez vezes mais do que os 11 aprovados nas provas de março.

Ainda segundo o presidente da OAB do Paraná, a Comissão de Exame de Ordem da entidade manteve, neste último concurso, o mesmo rigor e conteúdo das provas anteriores. A única modificação foi a realização das duas fases do exame – que antes eram aplicadas em um mesmo fim de semana – em datas diferentes.

Estimativas da OAB-PR apontam a existência, no Paraná, de 85 cursos de Direito, os quais disponibilizam cerca de onze mil vagas todos os anos.