Busato percorrerá as Subseções da Paraíba a partir do dia 24
João Pessoa (PB), 11/10/2005 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, anunciou hoje (11) que percorrerá todas as Subseções da OAB na Paraíba a partir do próximo dia 24. A decisão foi tomada por Busato em João Pessoa, onde ele está para receber medalha outorgada pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba. Nas seis localidades que percorrerá, Busato estará acompanhado do presidente da OAB paraibana, José Mário Porto Junior.
As visitas serão importantes, na avaliação de José Mário Porto, uma vez que esta será a primeira vez que um presidente do Conselho Federal da OAB percorrerá todas as Subseções do Estado. “Ele visitará da capital até o alto sertão paraibano”. Ao todo, Busato deverá levar de quatro a cinco dias no que José Mário Porto chamou de “peregrinação” pelo Estado.
As visitas terão início no dia 24, data em que Roberto Busato participará, em João Pessoa, do lançamento de campanha da Seccional em repúdio às elevadas custas judiciais praticadas no Estado. Além de divulgar os termos e reivindicações da campanha no interior da Paraíba, o presidente nacional da OAB vai conferir a estrutura, atendimento e funcionamento das Subseções e as ações institucionais promovidas pela Seccional da Paraíba.
No dia 24, Busato e José Mário Porto visitarão a Subseção da OAB de Guarabira. No dia 25, percorrerão as Subseções de Catolé do Rocha, Sousa e de Cajazeiras. Estão agendadas para o dia 26 visitas a Patos e a Campina Grande. Nos dias 27 e 28, os trabalhos se concentrarão na sede da Seccional, João Pessoa.
Esta é a segunda vez que Busato percorrerá todas as Subseções da OAB em um Estado. Na primeira vez – em junho de 2004 –, o presidente da OAB visitou as Subseções de Oeiras, Corrente, Floriano, Picos, Água Branca e Parnaíba, todas no Piauí.
A importância das visitas para o Conselho Federal da entidade é, segundo Roberto Busato, promover uma maior aproximação com as Subseções, tendo em vista que é nelas que ocorrem as maiores quebras das prerrogativas e garantias profissionais da advocacia. “Procuramos, com isso, diminuir a distância entre o Conselho Federal e a advocacia do interior do Brasil. Nessa gestão, estamos mais próximos dos advogados de todos os rincões deste País“.
Ainda para Busato, a presença inédita de um presidente nacional da Ordem em todas as Subseções de um Estado como a Paraíba, dá novo ânimo aos advogados para brigar pela manutenção de suas prerrogativas profissionais.