OAB presente à solenidade de posse de ministros no STJ
Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, compôs a mesa de honra da solenidade de posse do desembargador Antonio Saldanha Palheiro, oriundo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), e do juiz Joel Parcionik, do Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF-4), como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Além de Lamachia, estiveram na mesa o presidente do STJ, Francisco Falcão; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o ministro da Justiça, Eugênio Aragão; o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo; e a subprocuradora-geral da República, Ela Wiecko. O secretário-geral da OAB Nacional, Felipe Sarmento, também acompanhou a solenidade.
Saldanha e Paciornik vão ocupar as vagas destinadas a desembargadores estaduais e federais, abertas com as aposentadorias dos ministros Sidnei Beneti e Gilson Dipp, respectivamente.
Como de praxe nas posses solenes do STJ, não é concedida fala aos novos ministros. Eles apenas prestam o compromisso regimental para, em seguida, acompanharem a leitura do termo formal de posse pelo secretário-geral da sessão.