OAB-PA inaugura sala para advogados em antigo presídio

sexta-feira, 12 de agosto de 2005 às 11:29

Brasília, 12/08/2005 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Pará inaugura nesta sexta-feira (12) a sala e parlatório para advogados no maior e mais antigo presídio da Região Metropolitana de Belém, a penitenciária de Americano I. A obra recebeu o nome do já falecido advogado criminalista "Antônio Freitas Leite", fundador da Associação dos Advogados Criminalistas do Pará, e tinha o presídio São José e Seccional do Comércio, antiga Segup, como pontos de visitação diária. "Demos o nome da sala a um criminalista que sempre honrou a advocacia no Pará, com uma postura de luta, ética", comenta o presidente da OAB-PA, Ophir Cavalcante Junior.

Uma das filhas do homenageado, Ana Cristina Leite, lembra da paixão do pai pela advocacia. "Foi um dos grandes consumidores dos brinquedos de madeira que por eles (os detentos) eram fabricados. Chegava em casa mostrando que eles eram capazes de produzir algo de bom, como se isso confortasse sua alma", relata Ana Cristina. A cerimônia irá contar com a presença de autoridades como o secretário Especial de Defesa Social, Manoel Santino e o presidente da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), Alyrio Sabbá.

Para Ophir Junior, a estrutura representa mais comodidade e, sobretudo, privacidade para que os advogados possam conversar com seus clientes. A iniciativa da obra surgiu a partir da visita de membros da OAB ao complexo penitenciário, no dia 22 de março, em que se verificou a precariedade das instalações destinadas aos advogados. "O preso e o advogado tinham de ficar de pé, nas piores condições possíveis. Verificamos que o local era improvisado e sem as condições mínimas necessárias para o trabalho do advogado", relata Ophir Junior. Esta será a segunda vez que a OAB instala uma sala em uma penitenciária. A primeira foi inaugurada no município de Santarém, na Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura.