Advogado que chegou ao TJ-PE por eleição direta é empossado
Brasília, 12/07/2005 – O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco, Júlio Alcino de Oliveira Neto, participou da sessão solene de posse do advogado Cândido José da Fonte Saraiva de Morais na vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, preenchida por meio do quinto constitucional da advocacia. Cândido José Saraiva obteve 773 votos para integrar a lista sêxtupla dos indicados pela OAB em eleição direta e recebeu 90% do total de votos dos desembargadores do TJ-PE que escolheram a lista tríplice. A nomeação foi feita pelo governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos.
Cândido José Saraiva ocupará uma das sete novas vagas no TJ-PE, criadas em decorrência do aumento do número de desembargadores, que passou de 30 para 37. A ampliação das vagas era um pleito antigo dos operadores de Direito de Pernambuco, visando uma maior agilidade nos processos.
Além de Cândido Saraiva, ocuparão as novas vagas de desembargadores do TJ pernambucano Romero Andrade (indicado pelo Ministério Público) e outros cinco magistrados de carreira: Fernando Cerqueira; Luís Carlos Figueiredo; Fernando Martins, Ricardo Paes Barreto e Alberto Virgínio.