Rio Grande do Sul aprova 44,3% em Exame de Ordem
Brasília, 28/06/2005 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul divulgou hoje (28) que, dos 5.526 bacharéis em Direito que se inscreveram no primeiro Exame de Ordem realizado no ano, 2.410 bacharéis conseguiram êxito nas provas, perfazendo um índice de 44,3% de aprovação. O resultado é considerado bom se comparado ao do resto do País, onde a média de reprovação tem sido superior a 70%.
O coordenador do Exame de Ordem gaúcho, Carlos Alberto de Oliveira, afirmou que as provas têm sido aplicadas pela Seccional de forma fiel ao objetivo do teste, que é a aferição da capacidade do bacharel em Direito para o exercício da advocacia. O exame, que foi realizado em março deste ano, é constituído de duas fases. A primeira é uma prova objetiva e a segunda, a prova prático-profissional.
Na primeira fase, são aprovados somente os candidatos que obtiveram acerto de, no mínimo, 50 por cento da prova, consistindo em 50 questões de múltipla escolha abrangendo as várias disciplinas do Direito, entre elas Direito Civil, Penal e Trabalhista. Na segunda etapa, o candidato deve apresentar, em quatro horas, uma peça processual. O resultado final do exame no Rio Grande do Sul ainda pode ser alterado, já que as estatísticas ora divulgadas referem-se ao período anterior à fase recursal.