OAB-MG aprova 1.480 dos 3.952 candidatos em Exame de Ordem
Brasília, 11/05/2005 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Minas Gerais divulgou que, no último Exame de Ordem do ano de 2004, apenas 1.480 dos 3.952 candidatos foram aprovados nas provas. Os 37,45% de aprovação, apesar de ser um percentual baixo, superou a média nacional naquele ano, de apenas 20%. As provas foram realizadas em dezembro último.
Na opinião do presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-MG, Antônio Marcos Nohmi, o resultado mostrou que os estudantes de Direito têm deixado as faculdades despreparados. Ainda para Nohmi, as instituições de ensino superior trabalham muito em cima das questões teóricas, mas deixam de lado a prática.
Existem hoje 103 cursos habilitados a oferecer formação em Direito em Minas Gerais, dos quais 19 estão localizados na capital, Belo Horizonte. Apesar do número considerado alto, a quantidade de cursos só cresce, o que tem preocupado a Seccional da OAB de Minas Gerais. Na opinião do secretário geral da entidade, João Henrique Café Novais, à medida que há um aumento no número de faculdades de Direito, aumenta também o número de reprovados no Exame aplicado pela entidade.
O Exame de Ordem é realizado sempre em duas etapas, uma objetiva e outra prático-profissional, e indica se o profissional está ou não apto a exercer a profissão de advogado. Na primeira fase, são aplicadas 80 questões sobre Direito Civil, Penal e Trabalhista e o candidato deve acertar 50% delas para passar à próxima etapa. Na segunda etapa, o candidato deve apresentar, em quatro horas, uma peça processual.