OAB entrega ao Senado lista com os nomes para CNJ e CNMP

terça-feira, 03 de maio de 2005 às 06:03

Brasília, 03/05/2005 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, entregou há pouco ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), a lista dos advogados eleitos em votação realizada pelo Conselho Federal da entidade para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Para o CNJ, foram eleitos o alagoano Paulo Luiz Netto Lôbo e o carioca Oscar Otávio Coimbra Argollo; para o CNMP, o cearense Ernando Uchoa Lima e o gaúcho Luiz Carlos Madeira. Busato estava acompanhado de diretores do Conselho Federal da OAB no ato da entrega do documento ao presidente do Senado.

A seguir, currículos resumidos dos advogados indicados pelo Conselho Federal da OAB, em votação realizada em sessão extraordinária, no último domingo (1º):

Paulo Luiz Netto Lôbo

Nascido em 30 de julho de 1949 em Penedo (AL), Paulo Lôbo tem sua inscrição principal na OAB alagoana desde março de 1973. Integrou o Conselho Federal da OAB e foi conselheiro da Seccional da OAB de Alagoas em diversas gestões. Presidiu a Comissão de Ensino Jurídico do Conselho da OAB desde a sua criação (1991) até o ano de 1998 e, posteriormente, tornou-se membro honorário dessa mesma Comissão. Lôbo também presidiu o Instituto dos Advogados de Alagoas (1984-1987), a Associação Brasileira de Ensino do Direito (2001-2002) e é membro fundador da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior.Formado pela Universidade Federal de Alagoas e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Paulo Lôbo atua nas áreas de Direito Civil e Direito de Família, já ministrou inúmeras palestras e conferências e é autor de 14 livros e trabalhos publicados no Brasil.

Oscar Argollo

Oscar Argollo nasceu em 06 de junho 1949 no Rio de Janeiro e é membro efetivo da Comissão de Defesa dos Credores Públicos (Precatórios) do Conselho Federal da OAB e membro consultor da Comissão Nacional de Defesa e Valorização da Advocacia da entidade. Também integra o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por indicação da OAB, e é ex-conselheiro federal da entidade. Argollo é casado com Kátia Rafaelle Person Argollo.

Ernando Uchoa

Nascido em 20 de abril de 1932 em Fortaleza, Ceará, Ernando Uchoa Lima é casado com Regina de Holanda Lima. Foi presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, tendo gerido a entidade de abril de 1995 a janeiro de 1998.

Luiz Carlos Madeira

Nascido no Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Madeira é ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em vaga destinada à classe dos advogados. É ex-secretário-geral do Conselho Federal da OAB e ex-presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul.