Governador João Alves discutirá transposição amanhã na OAB
Brasília, 01/05/2005 - Atendendo a convite da Ordem dos Advogados do Brasil, o governador João Alves Filho vai proferir amanhã (02) palestra sobre a transposição do rio São Francisco, em sessão solene que a entidade vai promover na sede do Conselho Federal, em Brasília. A audiência terá início às 14h. O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, será o outro palestrante.
O convite para a participação do governador foi feito pelo presidente da Seccional da OAB de Sergipe, Henri Clay, que afirmou que o Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB-SE o escolheu para ser palestrante no evento por ser uma das personalidades nacionais mais preparadas para debater o tema.
O governador João Alves vai apresentar seus argumentos contra o projeto de transposição elaborado pelo governo federal e o ministro Ciro Gomes defenderá o projeto. Dois técnicos também participarão dos debates, sendo um contra e outro a favor da transposição. Henri Clay informou que o Conselho Federal da OAB decidiu promover o debate para poder tomar uma posição final quanto ao projeto de transposição das águas do Velho Chico.
"Precisamos ter conhecimento técnico para tomar uma posição com relação a este projeto, que vai mudar a face do Nordeste. A OAB não pode ficar omissa em relação a um projeto de extrema relevância para o País", enfatizou Henri Clay. Das Seccionais da OAB no Nordeste, quatro são contra a transposição - Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco - e três a favor: Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
O governador João Alves aceitou o convite por entender que não podia ficar omisso sobre um tema de extrema relevância e que vai definir os destinos de Sergipe. Mesmo reconhecendo que não é agradável se colocar contra um projeto do governo federal, ele afirmou que não pode silenciar perante um projeto que apresenta falhas técnicas e de agressão à natureza. "Se ficar calado, não estarei cumprindo o papel que o povo sergipano me delegou", reforçou o governador sergipano.