OAB promove debate sobre transposição do Rio São Francisco
Brasília, 26/04/2005 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) irá promover, na próxima segunda-feira (02), a partir das 14 horas, um debate sobre o projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Os debatedores serão o governador João Alves Filho, que já se posicionou contrário à proposta, e o ministro Ciro Gomes, da Integração Nacional, defensor do projeto. O ministro Ciro Gomes e o senador Antonio Carlos Magalhães, da Bahia, já confirmaram presença no debate promovido pelo Conselho Federal.
O convite ao governador foi oficializado pelo presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade, durante audiência que ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Combate à Pobreza. O nome do governador João Alves Filho para se contrapor à transposição neste debate foi articulado por Henri Clay Andrade. O presidente da OAB -SE entende que o governador tem capacidade técnica para se contrapor à proposta do governo federal e também por ele ter assumido publicamente uma postura política clara contra o projeto de transposição.
Entre os Conselhos Seccionais, a OAB já se posicionou em oito estados brasileiros, dos quais em cinco são contrários a transposição. Estão contrários ao projeto do governo federal, as Seccionais da OAB nos Estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais. Já nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba, as seccionais da OAB se posicionaram favoráveis à transposição das águas do São Francisco.