OAB-AL apóia campanha contra a prática do nepotismo
Maceió, 19/04/2005 - O presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Alagoas, Everaldo Patriota, participa amanhã (20), na sede do Conselho Federal da entidade, do lançamento do movimento nacional contra a prática do nepotismo no serviço público brasileiro. O movimento, que será liderado pela OAB e deverá ter a participação de mais de 40 entidades da sociedade civil brasileira, servirá como uma espécie de linha de apoio aos deputados e senadores, que neste momento estão empenhados na aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 334/96, cuja admissibilidade já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.
“Nossa intenção é um brado à Nação contra essa praga, no dia do lançamento da campanha, enfatizando que a função pública deve ser exercida com impessoalidade e dentro do princípio da moralidade”, afirmou Roberto Busato, presidente nacional da OAB. Segundo Busato, além de um grito de alerta público contra a prática do nepotismo, a campanha vai exercer um acompanhamento dentro do Congresso da tramitação da PEC contra o nepotismo, cujo primeiro passo, após aprovação da admissibilidade pela CCJ, será o seu exame por uma comissão especial constituída pelo presidente da Câmara.
“Vamos acompanhar a PEC para que ela tramite rapidamente e permaneça a mais abrangente possível, para que assim sepultemos definitivamente esse caos que é o nepotismo do sistema público brasileiro”, ressaltou o presidente da OAB.