Parlamentares elogiam sessão da OAB que discutiu SergipeTec

sexta-feira, 15 de abril de 2005 às 03:23

Aracaju (SE), 15/04/2005 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe avalia como um sucesso a sessão especial que promoveu hoje (15) para ouvir o depoimento do empresário Luciano Barreto. O empresário foi impedido de falar a uma comissão da Assembléia Legislativa do Estado, no último dia 7, à qual compareceu para discutir questões relacionadas à construção do SergipeTec. A ordem de impedir sua manifestação partiu do presidente da Assembléia, deputado Antonio Passos.

Hoje, o empresário reafirmou na OAB-SE as críticas ao contrato que seria firmado entre o Governo do Estado de Sergipe e a empreiteira Queiroz Galvão para viabilizar a construção do SergipeTec, no valor de R$ 55 milhões. Diversos parlamentares compareceram á audiência realizada na OAB-SE. Luciano Barreto sustenta que poderiam ser economizados mais de R$ 20 milhões na obra, “se fosse aberta concorrência pública em nível nacional”.

“A OAB de Sergipe agiu para defender a liberdade de expressão e também foi uma forma de dizer à sociedade o repúdio da instituição e dos cidadãos à castração da palavra do empresário pela Assembléia Legislativa, que é a Casa do Povo e, como tal, deve ter índole democrática”, afirmou o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, que presidiu os sessão especial.

Os parlamentares, que assistiram ao pronunciamento do empresário elogiaram a iniciativa da Seccional da OAB.Compareceram à sessão os deputados estaduais Ana Lúcia Menezes e Gilmar Carvalho e o vereador Iran Barbosa, além de conselheiros da OAB, jornalistas, empresários e diversos outros cidadãos.

A deputada Ana Lúcia Menezes afirmou que a OAB conseguiu realizar a tarefa de não só defender os direitos coletivos e individuais da sociedade, como também permitiu o debate e garantiu a cidadania do povo sergipano. “Parabenizo a OAB de Sergipe por realizar este debate de fundamental importância e por abrir suas portas para discutir, não suas questões corporativas, mas também as políticas e os recursos públicos”, disse a parlamentar”.

Para o vereador Iran Barbosa, a interferência da OAB na questão foi fundamental. Já o deputado Gilmar Carvalho observou que a OAB-SE estaria, ao convocar a sessão extraordinária, “fazendo aquilo que a Assembléia Legislativa tinha obrigação de fazer”. O SergipeTec foi concebido como parque tecnológico que objetiva geração de emprego e renda no Estado por meio de ações de fomento ao empreendedorismo em tecnologia.