OAB-PR: lançamento de campanha contra nepotismo é exemplar

sexta-feira, 15 de abril de 2005 às 11:37

Foz do Iguaçu (PR), 15/04/2005 - O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná, Manoel Antonio de Oliveira Franco, elogiou hoje (15) em entrevista a decisão do presidente nacional da OAB, Roberto Busato, de lançar uma campanha nacional contra o nepotismo, o que ocorrerá na próxima quarta-feira (20), na sede do Conselho Federal da entidade, em Brasília. “Sem dúvida nenhuma, não podemos admitir em lugar nenhum o nepotismo, o favorecimento de alguns em detrimento de outros, sobretudo em nosso País que tem grande carência de vagas no mercado de trabalho”, salientou o presidente da OAB-PR.

Para Manoel Franco, a OAB nacional está no rumo correto “e é exemplar, ao procurar combater e extirpar esse mal que é o nepotismo no Brasil”. Ele observou ainda que a prática de se empregar parentes de autoridades no setor público, em todos os níveis de poder, “é hoje uma espécie de exposição pública desse mal enraizado na cultura política brasileira, visível a todos e que conta com total repúdio da sociedade brasileira”. No Estado do Paraná, segundo acrescentou, a OAB está realizando levantamento dos casos de nepotismo existentes nos três poderes para denunciá-los à opinião pública, reforçando a campanha nacional deflagrada pela entidade dos advogados.

O objetivo da campanha anunciada pelo presidente nacional da OAB é levar o Congresso a aprovar uma emenda constitucional impedindo a contratação ou nomeação de parentes por seus superiores no serviço público. Além da campanha denunciando a contratação ilegal de parentes, a OAB pretende esclarecer à população sobre os efeitos nefastos deste tipo de prática. Busato já nomeou inclusive uma comissão especial que cuidará da campanha, designando para presidi-la o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Vladimir Rossi Lourenço.