STJ adapta espaços e advogados ganham nova sala
Brasília, 16/03/2005 – A sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em junho deste ano completa dez anos de inaugurada, passa por adaptações de espaço e remanejamentos. Para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e aos advogados, bem como acomodações aos cidadãos que buscam diariamente o complexo judiciário, as coordenadorias das seis Turmas passam a ocupar o 2º andar do prédio da administração do STJ.
Nesse mesmo andar, o presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, inaugura na sexta-feira, dia 18, às 11h, a sala de apoio aos advogados. Mais modernas, as novas instalações visam permitir aos profissionais maior eficiência no trabalho em favor dos jurisdicionados. Serão ampliadas também as facilidades para os cidadãos que têm acesso à sede do Tribunal, como, por exemplo, mais terminais para consultas de processos.
Dentro dessa série de mudanças, o STJ irá abrigar parte do Conselho da Justiça Federal (CJF), obedecendo, assim, ao projeto original do arquiteto Oscar Niemayer. Estudos apresentados ao ministro Vidigal dão conta de que a transferência do CJF – que atualmente ocupa um prédio na 510 Norte – permitirá aos cofres públicos uma economia de R$ 2,2 milhões a cada ano. Além disso, a proximidade do Conselho com a Presidência do Tribunal dará maior visibilidade ao CJF.
Um dos principais motivos para o remanejamento e adaptação nas instalações do STJ é o aumento da demanda. Em 1995, quando foi inaugurada a sede atual, foram julgados 62.332 processos. No ano passado se chegou ao recorde de 241.309 processos julgados. Isso representa um aumento de 287,13% nesse período de 10 anos. As informações são do site do STJ.