Pertence: Centro Cultural será homenagem perene a Lins e Silva
Brasília, 21/02/2005 – O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Sepúlveda Pertence, afirmou na noite de hoje (21) que o Centro Cultural Evandro Lins e Silva, inaugurado pelo Conselho Federal da OAB, será uma homenagem perene à memória de Evandro Lins e Silva. “Para nós, este centro será um monumento à saudade de cada dia de quem foi o símbolo de advogado, juiz e, sobretudo, uma figura humana inesquecível”, afirmou o ministro Pertence, que esteve presente à cerimônia de inauguração do novo espaço.
Pertence destacou, ainda, a importância que a estrutura do novo centro cultural terá na preservação dos documentos e arquivos da OAB e para oferecer aos advogados a oportunidade de conhecer melhor a história de sua principal instituição. O ministro Pertence foi vice-presidente do Conselho Federal da OAB durante a gestão de Eduardo Seabra Fagundes (1979 a 1981).
Segue a íntegra do depoimento do decano do STF, ministro Sepúlveda Pertence:
“Não comento apenas os méritos dessa iniciativa da OAB, pois, para mim, este momento significa também a saudade, hoje dupla, de voltar à Ordem dos Advogados e rever os amigos e, sobretudo, de recordar o homenageado da noite, o imortal Evandro Lins e Silva. É fundada a certeza de que este Centro Cultural, sob a responsabilidade do Conselho Federal da OAB, será uma homenagem perene à memória de Evandro Lins e Silva. Para nós, este centro será um monumento à saudade de cada dia de quem foi o símbolo de advogado, juiz e, sobretudo, uma figura humana inesquecível. Tenho certeza que este espaço será digno dessa iniciativa e desse nome que lhe imprime a Ordem dos Advogados do Brasil. Não tenho dúvidas de que este será um espaço extremamente importante para a história da Ordem e também como forma de estudo, de preservação da sua memória e de oportunidade para os advogados de conhecerem a história de sua principal instituição”.