Ives Gandra integrará comissão da OAB sobre carga tributária

terça-feira, 18 de janeiro de 2005 às 03:50

Brasília, 18/01/2005 - O jurista Ives Gandra da Silva Martins, um dos maiores especialistas em Direito tributário do País, foi convidado há pouco e aceitou integrar a comissão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil que fará uma radiografia da situação tributária brasileira. O convite foi formulado pelo presidente nacional da OAB, Roberto Busato.

Ele decidiu formar a comissão com a missão de apurar “as razões de a carga tributária brasileira ser uma das maiores do mundo, enquanto a aplicação das receitas não reflete na mesma proporção melhoria dos serviços públicos e da infra-estrutura social do País”. Busato fará o convite a outros especialistas da área jurídica e a OAB, com o resultado do levantamento, vai cobrar medidas destinadas a melhorar o perfil da aplicação dos tributos pagos, em favor do cidadão-contribuinte. Ele espera que a radiografia da situação esteja concluída em breve.

O primeiro convidado a compor a comissão da OAB que vai dissecar a carga tributária, Ives Gandra da Silva Martins, é renomado jurista brasileiro, com reconhecimento internacional, e professor emérito das universidades Mackenzie, Paulista e da ECEME - Escola de Comando do Estado Maior do Exército. Presidente do Conselho da Academia Internacional de Direito e Economia, é membro das Academias de Letras Jurídicas, Brasileira e Paulista, Internacional de Cultura Portuguesa (Lisboa), Brasileira de Direito Tributário, Paulista de Letras, dentre outras.