Surfistas detidos nos EUA devem voltar ao Brasil dia 26
Campina Grande (PB),15/01/2005 - O paraibano Mizael Mendonça Cabral, 29 anos, e o carioca Daniel Correia, 27 anos, já estão com as passagens de volta para o Brasil. A viagem está marcada para o próximo dia 26 de janeiro, mas o retorno dos brasileiros ainda depende de uma audiência com as autoridades de imigração norte-americanas. Isso porque o visto de permanência dos dois surfistas está vencido, e eles dependem da autorização do Serviço de Imigração para deixar os EUA.
A demora na realização da audiência está inquietando a família e os amigos de Mizael e Daniel. No dia 26 de janeiro, termina o prazo dado pelo juiz federal para que os rapazes saiam do país. Inicialmente acusados do crime de falsa informação de bomba, eles acabaram respondendo apenas pela contravenção de perturbar o serviço de funcionários públicos. Em dezembro, foram liberados para deixar os EUA depois do pagamento de uma multa de US$ 2 mil cada um.
“Acontece que esse é apenas um dos processos existentes contra Mizael e Daniel. O segundo processo, que trata dos vistos vencidos, ainda não foi concluído”, explicou o advogado José Edísio Souto, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que está ajudando a família dos meninos desde outubro do ano passado, quando eles foram detidos no aeroporto de Miami, no estado da Flórida.
A mãe do paraibano Mizael, Ângela Mendonça Cabral, está desesperada. “Como é que um juiz dá uma ordem e o outro não realiza a audiência para poder liberar os meninos?”, questionou. Entretanto, José Edísio Souto explicou que, como os surfistas estão respondendo a dois processos, o procedimento é normal. “Caso a audiência não seja realizada até o dia 26, a advogada vai pedir ao juiz a prorrogação do prazo de estadia.”
Souto lembrou que a parte mais difícil já foi resolvida. “No final, eles responderam por uma contravenção e não por um crime. Para o advogado, existem chances de que a audiência com o Serviço de Imigração seja realizada até o dia 26 de janeiro próximo.