OAB da Bahia: “Cidadania perde um grande combatente”

sexta-feira, 07 de janeiro de 2005 às 11:07

Brasília, 07/01/2005 – O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia, Dinailton de Oliveira, divulgou nota lamentando o falecimento do conselheiro federal da OAB pelo Estado e ex-presidente da OAB-BA, Arx Tourinho. Na nota, que está disponível no site da entidade (www.oab-ba.org.br), Dinailton afirma que, sem Arx Tourinho, “os direitos humanos, a cidadania e a luta por um país mais justo perdem um grande combatente”.

Natural de Salvador, o advogado e professor de Direito Arx Tourinho presidiu a OAB da Bahia no período de 1991 a 1993. Segue a íntegra da declaração publicada pelo presidente da OAB da Bahia:

”O presidente da OAB-BA os conselheiros e os advogados baianos estão consternados com o falecimento de Arx da Costa Tourinho. Com a sua morte, os direitos humanos, a cidadania e a luta por um país mais justo perdem um grande combatente e nós, da OAB, uma liderança firme na condução dos propósitos de manter a nossa instituição identificada com as lutas da comunidade, comprometida com a democracia e a liberdade.

O seu ideário de compromisso com a sociedade e sua participação ativa nas lutas sociais contribuíram para tornar a OAB um modelo de instituição.

Brilhante orador, exemplo como presidente da OAB-BA, Conselheiro Federal, professor emérito, sub-procurador geral da República e, sobretudo, como profissional e companheiro de trabalho, ninguém melhor do que o próprio Arx Tourinho para nos dizer o que foi sua vida:

“Exercer a advocacia significa defender com hombridade direitos alheios; investir contra o usurpador; transformar a atividade em questionamento incessante para que se tenha vivo o bom direito; é argumentar com princípios doutrinários, jurisprudenciais ou hermenêuticos; é usar o verbo e a inteligência, a ciência e arte: é agir com determinação e coragem, porque aos covardes não se reservam vagas na advocacia”.

Dinailton Nascimento de Oliveira
Presidente da OAB da Bahia