Busato destaca paixão com que Arx Tourinho defendeu ideais
Brasília, 07/01/2005 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, lamentou hoje (07) em nome da advocacia brasileira o falecimento do conselheiro federal da entidade, Arx Tourinho, de 57 anos, ocorrido nesta quinta-feira (06) em Salvador (BA). Busato, que se dirige neste momento para a capital baiana, destacou a forma apaixonada com que Tourinho defendia seus ideais e afirmou que ele nos deixa um “exemplo de conduta irretocável”.
O corpo de Arx Tourinho foi velado durante toda a madrugada na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e será cremado às 11h de hoje no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. O conselheiro federal foi vítima de acidente de trânsito no contorno do aeroporto Luís Eduardo Magalhães. No Conselho Federal da OAB, Arx presidia a Comissão para Análise do Quinto Constitucional, era vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos e foi relator de matérias polêmicas durante todo o ano de 2004.
Ele também era professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e era subprocurador-geral da República. Era casado com a também advogada Maria da Graça Tommasi Costa Tourinho e deixa dois filhos.
Segue a íntegra da declaração feita pelo presidente nacional da OAB:
“Arx Tourinho foi um advogado exemplar, um cidadão completo. Morreu em sua plenitude, nos deixando um exemplo de conduta irretocável. Um homem de princípios, de caráter forte, que defendia de forma apaixonada os seus ideais, comprometido com o seu tempo e engajado em todas as frentes de luta em defesa do que é justo e certo. Arx Tourinho é, antes de tudo, uma marca, daquelas que o tempo não apaga. Por isso, será por todos nós eternamente lembrado”.