Credenciamento de faculdades reaberto a partir de segunda
Brasília, 30/12/2004 – Após seis meses de suspensão, o Ministério da Educação decidiu reabrir, a partir da próxima segunda-feira (03), o credenciamento de instituições de ensino superior e a autorização de novos cursos superiores de graduação, seqüenciais, de ensino à distância, tecnológicos e os ministrados fora da sede das instituições de ensino em todo o Brasil. A medida que suspendia a abertura de pedidos de novos cursos e de novas instituições, tanto públicas quanto particulares, foi uma forma de garantir a qualidade da educação superior no País durante o processo de expansão.
A portaria assinada esta semana pelo ministro da Educação, Tarso Genro, atribui à Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC) a responsabilidade pela regulação do Sistema Nacional de Ensino Superior, com a competência de coordenar e executar a atividade regulatória de credenciamento e recredenciamento de instituições, de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores.
Também compete à SESu/MEC definir as diretrizes para os processos de credenciamento e reconhecimento de cursos, constituir um comitê técnico de coordenação e comitês assessores para o apoio técnico da atividade regulatória; organizar e acompanhar as atividades das comissões de verificação de cursos e estruturar o processo de supervisão integrado com os sistemas de ensino dos Estados e do Distrito Federal.
Este ano, o MEC credenciou 110 instituições de ensino superior, e 520 novos cursos. Os novos critérios de avaliação priorizam a qualidade do ensino, responsabilidade social e redução das desigualdades regionais e a atualização do conhecimento. As informações são do site do MEC.