Justiça dos EUA libera brasileiros confundidos com terroristas

terça-feira, 28 de dezembro de 2004 às 06:27

Brasília, 28/12/2004 – O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Edísio Souto, recebeu há pouco ligação telefônica de Ângela Cabral, mãe do surfista paraibano Misael Mendonça Cabral, comunicando que o filho e o colega, Daniel Correia, acabam de ser liberados pela Justiça dos Estados Unidos para retornar ao Brasil.

A audiência teve início ao meio-dia de hoje (horário de Brasília) e foi concluída agora há pouco. Para serem liberados, o paraibano e o carioca, que estão presos desde 27 de outubro quando mencionaram a existência de uma bomba em suas bagagens, tiveram de se declarar culpados da acusação de terrorismo. Eles se referiam a uma bomba de sucção própria para a fabricação de pranchas de surfe, mas os dois foram confundidos com terroristas no Aeroporto de Miami e respondiam a processo criminal nos EUA. Com a assinatura da confissão de culpa, o retorno dos dois brasileiros será agilizado.

“Estou eufórica e muito contente com o resultado. Meu filho e o colega agora estão livres”, afirmou Ângela Cabral, que conversou por telefone com o filho e, em seguida, telefonou para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB. Ela afirmou que Misael Mendonça Cabral e Daniel Correia permanecerão em Miami por mais dez dias providenciando a documentação para o retorno ao Brasil. Todos os pertences dos dois brasileiros foram devolvidos e o chip que estava preso em seus corpos para monitoração de seus movimentos já foi retirado.